Entenda o que é a hiperpersonalização do cliente e sua importância

Nos últimos anos, graças ao crescimento da internet, das redes sociais e das vendas on-line, a forma como os clientes buscam serviços e produtos mudou drasticamente. Um efeito disso é que, quanto maior forem o atrito e a dificuldade para fechar negócio, maiores são as chances de perder a venda. Por isso, muitas empresas hoje apostam na hiperpersonalização como metodologia.

Você provavelmente já ouviu falar desse nome, mas talvez não entenda exatamente o que ele representa. Porém, depois de se familiarizar com o conceito, certamente vai adotá-lo como parte de sua estratégia de venda e atendimento ao cliente. Para ajudar com essa jornada, vamos explicar melhor o que é a hiperpersonalização e quais vantagens ela oferece para sua empresa. Acompanhe!

O que é a hiperpersonalização?

Como o nome deixa a entender, essa estratégia está associada à adequação da empresa ao cliente em vez do contrário. Mais especificamente, ela fala em criar uma jornada de compra que é a mais alinhada possível com as necessidades do público.

Não se trata de simplesmente oferecer mais opções, mas de observar a experiência do consumidor em tempo real e fazer ajustes ao longo do caminho. Para isso, é necessário fazer a contextualização completa da situação do cliente, além de monitorar e atualizar seu perfil a cada interação.

Em geral, esse método é associado a uma estratégia omnichannel, na qual todos os canais de comunicação da empresa são usados em conjunto para otimizar o processo de atendimento.

Quais as vantagens para sua empresa?

Esse tipo de estratégia de atendimento é indispensável para garantir o melhor desempenho para a empresa. Algumas das principais vantagens que ela oferece estão a seguir.

Conhecer de perto as dores do seu cliente

Para que essa metodologia funcione, é necessário manter um contato bem próximo com o público, entendendo suas dores e demandas a nível individual. O simples processo de buscar essas informações já contribui bastante com o seu entendimento sobre a sua base e dá mais oportunidades de aprimorar o serviço como um todo.

Acelerar a jornada de compra

O objetivo principal da hiperpersonalização é eliminar qualquer barreira e fricção que ocorra durante o processo de compra, garantindo que bons clientes cheguem até a solução que desejam em pouco tempo. Dessa forma, você também aumenta o número total de vendas que é capaz de fechar a cada mês.

Aumentar as vendas complementares

Por fim, um atendimento mais eficiente e voltado para as necessidades individuais de cada cliente também dá um espaço importante para o up selling e o cross selling. Ao oferecer soluções e serviços extras ao mesmo cliente, você aumenta o valor de cada venda e, com a personalização, promove a fidelização e a satisfação do público.

Agora que você entende um pouco melhor a importância da hiperpersonalização do cliente para sua empresa, utilize essa estratégia para maximizar sua rentabilidade e a satisfação do público. Com melhor atendimento, seus ciclos de venda serão mais rápidos e rentáveis.

Gostou deste post? Se quiser receber mais dicas, ative o sininho das notificações e acompanhe tudo em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.