Veja como fazer integração com o Mercado Livre

O comércio virtual já é parte do dia a dia de muitas pessoas. Mesmo aquelas que ainda resistem um pouco às compras pela internet já estão se acostumando com a ideia. E isso apenas se tornou mais comum com a criação de plataformas como o Mercado Livre, que abrem espaço para todo tipo de loja.

Se você já tem um e-commerce, então deve considerar fazer a integração com o Mercado Livre. E para te ajudar entender melhor o assunto, vamos explicar as vantagens dessa integração e como você pode realizá-la. Acompanhe.

Por que fazer a integração da minha loja virtual com o Mercado Livre?

Existem vários benefícios de unir o Mercado Livre à sua plataforma atual de vendas. Algumas delas são:

1.    Contar com um cadastro de produtos para ambas as lojas

Com uma plataforma de integração adequada, você pode administrar ambas as lojas simultaneamente, ampliando seu alcance sem aumentar muito seu trabalho.

2.     Centralizar dados dos clientes

Várias informações do seu público, como nomes, dados de compra, endereços, entre outros, precisam ser usados em análises de marketing e para planejar campanhas. Sendo assim, poder centralizar todas essas informações torna o processo bem mais eficiente.

3.     Oferecer mais opções de pagamento para o público

O Mercado Livre é uma plataforma com várias opções de pagamento incluídas, o que pode ser bem vantajoso para alcançar um público maior. Isso evita que você perca vendas por não poder aceitar certas formas de pagamento.

Como fazer a integração com o Mercado Livre?

O processo de integração entre sua loja virtual atual e o Mercado Livre é bem simples. Considerando que você já tenha um cadastro completo, basta seguir estes passos:

1.     Escolha uma plataforma de integração

A maioria das plataformas de marketplace possuem uma opção de integração com o Mercado Livre. Para isso, basta entrar na área administrativa da loja e selecionar o plugin correspondente ao Mercado Livre. Se você não encontrar essa opção, entre em contato com sua plataforma.

2.     Habilite a sincronização em sua loja virtual

Com o plugin instalado, basta inserir os dados do seu cadastro no Mercado Livre e habilitar a integração entre as duas lojas. Ambas continuarão sendo vitrines independentes, com opções diferentes de preço, entre outras especificações. Porém, ao cadastrar um novo produto, ele pode ser incluído em ambas as lojas ao mesmo tempo.

3.     Selecione os produtos que serão compartilhados

Nesse ponto, você deve marcar os produtos da sua loja virtual atual que também serão vendidos pelo Mercado Livre. É importante fazer alguns ajustes com relação ao preço, taxas, política de entrega, frete, entre outras coisas.

4.     Ajeite detalhes para seguir as diretrizes da plataforma

Por fim, mas não menos importante, se atente às diretrizes de formatação de ambos os sites, para que não haja problemas como nomes cortados ou informações incompletas. Depois de cadastrar um produto, veja se ambas as páginas estão com o formato certo.

Agora que já entende melhor como fazer a integração com o Mercado Livre, você pode pensar em centralizar todos os atendimentos de ambas as lojas em uma única ferramenta, assim conseguirá ampliar suas vendas online. Tudo isso por conta das boas ferramentas e uma plataforma de atendimento online, integrando as lojas do site e externas, otimizando o processo de atendimento e maximizando a eficiência das suas vendas.

Se quiser dar os primeiros passos, fale com o Contako e conheça nossa plataforma de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.