Integrações Personalizadas do Contako (Chat com Webhook)
Um recurso muito interessante disponível em nossa plataforma é a integração com sistemas personalizados, com ela é possível configurar URLs do seu site (ou sistema) para receber POSTs quando determinados eventos acontecerem no Contako.
Prefere em vídeo?
Passo a passo para configurar
Para ficar mais claro usarei como exemplo o evento “Atendimento Solicitado”:
Quando um cliente entra no seu site, preenche os dados e solicita o atendimento, o Contako notifica os atendentes do setor que ele escolheu:
Até aí tudo bem, processo normal, porém se você configurar uma URL para receber os dados dessa solicitação (www.seusite.com.br/DadosContako.php por exemplo), o Contako enviará uma requisição POST para o endereço que você configurou:
Os POSTs que serão enviados para o seu sistema transmitem dados no padrão JSON de acordo com o respectivo evento disparado pelo sistema. O evento “Atendimento Solicitado” envia os seguintes dados:
Veja a lista completa de eventos disponíveis:
Atendimento Solicitado
Disparado quando um cliente solicitar atendimento;
Localização do Cliente
Disparado quando um cliente permite que o Contako verifique sua localização;
Atendimento Iniciado
Disparado quando um atendente inicia a conversa com o cliente;
Atendimento Classificado
Disparado quando um cliente atribuir uma nota para o atendente;
Atendimento Finalizado
Disparado quando um atendimento é finalizado pelo cliente ou atendente;
Tags Atendimento
Disparado quando um atendente define as tags de um atendimento;
Atendimento Abandonado
Disparado quando o cliente abandonar a fila de espera (ninguém atendeu);
Agora o mais importante, como você pode tirar proveito disso?
Existe uma infinidade de aplicações para estes eventos, por exemplo:
- Quando um cliente solicitar atendimento você pode salvar os dados dele em outro sistema (CRM, Tickets, Email Marketing, outros).
- Quando um cliente abandonar a fila de atendimento você pode enviar um e-mail a ele, ou abrir um ticket em um sistema que você já utiliza.
- Quando um cliente avaliar o atendimento como ruim ou péssimo você pode notificar o gestor sobre o ocorrido.
- Quando o atendente definir uma tag oporunidade você pode criar um negócio em sua plataforma CRM.
Ainda não tem uma central de atendimento online em seu site? Então siga esses passos e crie agora!
Pingback: O que é um sistema de atendimento online? » Blog Contako