Integrações Personalizadas do Contako (Chat com Webhook)

Um recurso muito interessante disponível em nossa plataforma é a integração com sistemas personalizados, com ela é possível configurar URLs do seu site (ou sistema) para receber POSTs quando determinados eventos acontecerem no Contako.

Prefere em vídeo?

 

Passo a passo para configurar

Para ficar mais claro usarei como exemplo o evento “Atendimento Solicitado”:
Quando um cliente entra no seu site, preenche os dados e solicita o atendimento, o Contako notifica os atendentes do setor que ele escolheu:

cliente solicitou atendimento chat no site

Até aí tudo bem, processo normal, porém se você configurar uma URL para receber os dados dessa solicitação (www.seusite.com.br/DadosContako.php por exemplo), o Contako enviará uma requisição POST para o endereço que você configurou:

dados do chat são enviados via webhook para seu sistema

Os POSTs que serão enviados para o seu sistema transmitem dados no padrão JSON de acordo com o respectivo evento disparado pelo sistema. O evento “Atendimento Solicitado” envia os seguintes dados:

exemplo de estrutura de dados enviados em chat webhook

Veja a lista completa de eventos disponíveis:

Atendimento Solicitado
Disparado quando um cliente solicitar atendimento;

Localização do Cliente
Disparado quando um cliente permite que o Contako verifique sua localização;

Atendimento Iniciado
Disparado quando um atendente inicia a conversa com o cliente;

Atendimento Classificado
Disparado quando um cliente atribuir uma nota para o atendente;

Atendimento Finalizado
Disparado quando um atendimento é finalizado pelo cliente ou atendente;

Tags Atendimento
Disparado quando um atendente define as tags de um atendimento;

Atendimento Abandonado
Disparado quando o cliente abandonar a fila de espera (ninguém atendeu);

tela de configurações dos webhooks no Contako

Agora o mais importante, como você pode tirar proveito disso?

Existe uma infinidade de aplicações para estes eventos, por exemplo:

  • Quando um cliente solicitar atendimento você pode salvar os dados dele em outro sistema (CRM, Tickets, Email Marketing, outros).
  • Quando um cliente abandonar a fila de atendimento você pode enviar um e-mail a ele, ou abrir um ticket em um sistema que você já utiliza.
  • Quando um cliente avaliar o atendimento como ruim ou péssimo você pode notificar o gestor sobre o ocorrido.
  • Quando o atendente definir uma tag oporunidade você pode criar um negócio em sua plataforma CRM.

Ainda não tem uma central de atendimento online em seu site? Então  siga esses passos e crie agora!

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