Liderança: como ela pode influenciar a experiência do cliente?

Ninguém duvida da importância que o trabalho de um líder tem para o bom funcionamento de qualquer equipe. A imagem de alguém que possui a maior parte das respostas — ou ao menos dispõe de meios para consegui-las — sempre desperta muita segurança nos demais. Mas você sabia que o líder também pode influenciar a experiência do cliente?

Se você está liderando uma equipe de vendas e quer melhorar o rendimento do seu time, é melhor afiar suas próprias habilidades de liderança. Sem elas, você terá poucos resultados. Veja aqui 5 formas pelas quais um líder pode afetar seus clientes e melhorar as vendas:

1. Suporte para todos os integrantes

Um dos trabalhos mais básicos da liderança é oferecer as bases necessárias para que o resto da equipe possa trabalhar na capacidade máxima. Isso envolve desde remover certas tarefas burocráticas até providenciar mais ferramentas que contribuam com as rotinas de trabalho.

Esse suporte também envolve coisas menos materiais, como aconselhamento profissional e orientação, em caso de dúvida. Pode parecer algo corriqueiro avaliar o trabalho de seus colegas, mas a sua resposta pode ser a diferença entre 5% a mais ou a menos de rendimento no final do mês.

2. Pensamento sob a perspectiva do cliente

Uma forma de influenciar a experiência do cliente é pensar e desenvolver o processo de venda a partir de sua perspectiva. É preciso levar em conta o tempo que o público tem disponível para negociar, o quanto ele precisa ou quer aquele produto/serviço etc. São dados preciosos que fazem uma grande diferença na hora da venda.

Enquanto líder, você deve ter não só o conhecimento e a experiência necessários, mas também o melhor ponto de vista para avaliar como o seu processo de venda pode tocar o seu cliente. Diferente da maioria, você pode se afastar um pouco e encontrar o que precisa ser melhorado.

3. Treinamentos são fundamentais

Um bom líder não retém conhecimento: passa-o adiante. Se você quer que seus colegas sejam tão capazes em seus trabalhos quanto você, é melhor ensinar tudo que sabe.

Por isso é tão importante promover treinamentos para a sua equipe, garantindo que eles saibam quais são as exigências do serviço e como alcançá-las sem desgaste desnecessário. Logo você verá que os funcionários treinados raramente vão precisar tirar pequenas dúvidas com você.

4. Promoção do trabalho conjunto

Mesmo que o trabalho de influenciar a experiência do cliente seja primariamente do líder, não é possível completar todo o processo sem a ajuda da equipe inteira. É necessário integrar o trabalho de todos, para que seja possível cobrir possíveis falhas e contar com auxílio em emergências.

Por isso, sempre estimule que o time se comunique, troque dicas e opine de forma saudável sobre o trabalho de outras pessoas da equipe.

5. Recompensas devem vir sempre na hora certa

Claro, ninguém tenta ir além das metas básicas sem motivo. Se seus colaboradores estão dando o melhor de si, nada mais justo do que compensá-los.

Em alguns casos menores, um elogio pode fazer uma grande diferença. Quando uma meta maior for alcançada, é hora de adicionar algo mais concreto, como um salário extra ou uma viagem. A qualidade do atendimento é diretamente proporcional à satisfação profissional da equipe.

Agora que você entende a importância do líder para influenciar a experiência do cliente, é hora de começar a fazer mudanças na sua própria equipe. Aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais e mostrar como é importante o trabalho da liderança em uma empresa!

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