Loja virtual integrada à loja física: conheça os passos para transformar o seu negócio!

Ter uma loja virtual integrada com a loja física é uma demanda desafiadora, mas que pode trazer retornos positivos e facilitar a gestão do seu negócio. Neste conteúdo, vamos ajudar você nesse processo e expor as vantagens dessa integração.

Essa estratégia é usada em muitas empresas, já que é a fórmula secreta do melhor atendimento ao cliente, transformando a experiência da jornada de compra. Se você já tem um comércio físico, combiná-lo com um e-commerce pode atrair mais compradores, pois muitos valorizam as marcas que atuam nos dois mundos ao mesmo tempo.

Ficou tentado em providenciar uma loja virtual integrada? Então, confira as recomendações a seguir.

Quais os passos para fazer a integração entre loja física e virtual?

É preciso considerar todas as características e funcionalidades que o sistema do seu varejo tem para corresponder as suas demandas e expectativas. Veja nosso passo a passo para uma integração eficiente.

Escolha uma plataforma de e-commerce que permita integração

A comunicação instantânea e simultânea entre o sistema de gestão do estabelecimento e a plataforma online é fundamental para garantir um gerenciamento eficaz, tanto no estoque quanto no compartilhamento de informações e indicadores para a tomada de decisões. Tenha certeza de que as funcionalidades de sincronização entre as duas ferramentas sejam feitas de forma centralizada.

Instale um software para controlar estoques

O software ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais) facilita a rotina diária de maneira competitiva. Isso porque atua de forma integrada, melhorando o andamento das principais demandas da loja, como administração, operacional, finanças e vendas. Quanto mais dinâmica forem as atividades, mais fácil será controlar os processos e contemplar os resultados.

Para integrar estabelecimento físico e e-commerce, você precisa de um programa robusto, que realize vendas, comunique com estoque para separação dos pedidos, gere notas fiscais e gerencie o fluxo de caixa.

Alguns sistemas permitem esse “casamento” operacional, pois abrangem o anúncio de uma mesma mercadoria nos dois canais de venda (físico e virtual), sempre mantendo o estoque atualizado. Funcionam assim: os pedidos são recebidos pelo software que, ao retirar um item do armazém, atualiza a quantidade disponível na loja e no site.

Mapeie os produtos para que a separação e expedição dos produtos sejam computadas corretamente, dando baixa. Esse processo pode ser feito de forma automática ao enviar ou receber produtos. Dessa forma, é possível manter o estoque correto e obter dados sobre os itens de maior saída, o que evita perdas de faturamento por falta de mercadorias.

Aplique a integração para melhorar a experiência

Quando um cliente for ao estabelecimento comercial, poderá conferir a estrutura física com melhorias tecnológicas. Do mesmo modo, quando ele estiver navegando no seu site, pode utilizar alguma funcionalidade da loja física para comprar o que deseja. Alguns desses mecanismos podem ser:

  • retire na loja: o comprador paga no e-commerce e retira o produto na loja;
  •  ship from store: o vendedor usa o estoque do estabelecimento para atender aos pedidos feitos no site;
  • sell checkout: o consumidor pode fazer a compra na loja física e finalizar no e-commerce ou concluir a compra online e retirar no ponto.
  • QR Code: pode ser usado para vincular o físico com o virtual de forma instantânea. Por exemplo, ao oferecer QR Code no comércio, o usuário pode apontar a câmera do celular e ser direcionado para o site.;

Trabalhar com todos os canais de contato (telefone, e-mail, chat online, redes sociais e aplicativos de mensagem) em conjunto é a melhor forma de oferecer um atendimento omnichannel ao público. Isso porque o consumidor atual preza pela praticidade durante as compras.

Além disso, sempre que puder, no varejo físico, indique a loja virtual, ofereça cupons de desconto e lance promoções exclusivas para web. No ambiente digital, garanta uma experiência memorável, assim como no comércio. Sincronize tudo e veja seu faturamento subir.

Quais os benefícios de ter uma loja virtual integrada?

Com essa otimização operacional, é possível prestar melhores serviços e gradualmente atingir maior público. Veja os principais benefícios dessa integração.

Aumento nas vendas

Essa estratégia costuma ganhar visibilidade no mercado, aumentando o volume de vendas. Na internet, é possível conseguir novos compradores, já que não existem restrições físicas de localização como a loja física.

Potencializado por um marketing digital eficiente, a abordagem na web coloca a marca em evidência e atrai mais pessoas. Sem contar que é um grande chamariz para aumentar o tráfego nos dois canais. Por consequência, essa integração eleva a receita do negócio.

Facilidade na troca de produtos

Outro fator que pode melhorar é o pós-venda, como os serviços de troca e devolução de mercadorias. A gestão de estoque integrada não só aperfeiçoa os processos internos, mas também garante a qualidade desses serviços. Assim, o consumidor pode solicitar a troca do produto pela loja virtual e buscá-lo no estabelecimento mais próximo.

Com estoques diferenciados, você corre o risco de vender mais no site e ter de retirar algumas unidades da loja física, prejudicando os dois canais de venda. Por outro lado, a integração permite que o seu time administre somente um estoque, não deixando o público na mão.

Portanto, investir em um armazém integrado é a melhor solução, pois há melhor aproveitamento de espaço e a possibilidade de fazer o gerenciamento adequado dos itens estocados (movimentação, precificação e controle de entradas e saídas).

Gestão de pedidos por ordem de solicitação

Com a operação unificada, independentemente da fonte do pedido, a solicitação chega ao estoque de forma ordenada. A diferença fica por conta dos serviços de empacotamento e envio da mercadoria até o consumidor. Ao providenciar essa melhoria, torna-se mais fácil monitorar o fluxo de produtos e lapidar ações de marketing para aumentar as solicitações de venda.

Melhoria na experiência da clientela

Ao disponibilizar e vincular canais de atendimento ao cliente, melhor será o contato e o suporte da empresa. No ambiente online, a loja virtual pode oferecer um SAC por meio de um chat online, a fim de:

  • ·        tirar dúvidas do público;
  • ·        dar instruções sobre procedimentos e produtos;
  • ·        resolver problemas;
  • ·        registrar demandas.

Com o nosso passo a passo para ter uma loja virtual integrada com a loja física, você certamente fará uma transição eficiente. Além disso, invista na melhor experiência possível para o seu SAC virtual.

Nesse caso, a plataforma de atendimento do Contako pode fortalecer seus serviços com eficiência. Oferece suporte omnichannel em diversos canais: e-mail, chat online, Messenger, WhatsApp, Telegram e Mercado Livre. Além disso, gerencia conversas simultâneas, sendo de fácil implementação e gestão.

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