Você conhece o mapa de empatia on-line? Saiba mais sobre isso!

A empatia é uma força poderosa em todo tipo de relação, inclusive na hora de melhorar suas vendas e atender melhor seus clientes. Porém, ter que falar diretamente com cada indivíduo para compreendê-lo não é a melhor opção para uma empresa. Sendo assim, é necessário utilizar uma ferramenta para auxiliar, como o mapa de empatia on-line.

Se você ainda não ouviu falar sobre esse recurso, então é hora de aprender mais sobre ele. Acompanhe para entender melhor o que é esse mapa e como montar o seu.

O que é o mapa de empatia on-line?

Trata-se de uma ferramenta que ajuda a entender melhor seu público-alvo e suas necessidades, dando uma oportunidade para se colocar no lugar da pessoa. Seu principal diferencial é que não foca apenas os dados e preferências de consumo, mas comportamentos, pensamentos e influências concretos. Para isso, são usadas algumas questões simples. É um passo além para quem já apresenta uma persona elaborada.

Quais são os passos para elaborá-lo?

Agora que você sabe o que é esse mapa, é hora de ver como ele é feito. Veja os passos principais na sequência.

Defina seu cliente

Em primeiro lugar, você deve saber a quem está direcionando sua empatia. No centro do mapa, devem ficar os dados básicos de seu lead, como idade, gênero, ocupação, enfim, tudo que constaria normalmente em uma persona ou público-alvo.

Estabeleça o comportamento esperado

Nesse ponto, você define quais são os objetivos e o que você quer que a persona faça. Esse comportamento será a meta da maioria das interações com o público.

Pense em sua perspectiva

A vida de uma pessoa é composta por diversas situações e ambientes. Conhecer esses espaços e a influência deles é igualmente importante para assegurar o melhor contato com o público.

Conheça suas opiniões

O que alguém diz é diferente do que escuta. Vasculhe redes sociais e outros canais e entenda melhor quais opiniões seu público expressa sobre diversos assuntos.

Estude sua rotina

Aqui, entra uma lista de atividades diárias, como trabalho, responsabilidades, hábitos, entre outras coisas. Isso influencia bastante o posicionamento da empresa e do atendimento.

Saiba o que ele costuma escutar

Cada pessoa é composta pela média de suas influências. Sendo assim, você deve levá-las em conta também. Liste as principais ideias e situações que chegam a ela e como influenciam suas ações.

Liste seus pensamentos e sentimentos

Com as informações listadas acima, você já deve ter um entendimento melhor sobre a persona e suas necessidades. Sendo assim, pode inferir como ela se sente e o que pensa.

Analise suas dores e necessidades

Por fim, é hora de listar quais são suas necessidades. Mais uma vez, se você foi empático até agora, então deve concluir quais são os pontos mais importantes sem muita dificuldade.

Quais as vantagens do mapa de empatia on-line?

Utilizar esse mapa oferece diversas vantagens para a empresa. Veja aqui alguns dos principais exemplos.

  • Melhora da compreensão sobre os clientes: ter essas informações reunidas sobre seus público dá um entendimento mais útil de suas demandas e do que você pode fazer para alcançá-las.
  • Facilidade de visualização dos dados: por ser uma ferramenta visual, sua leitura tende a ser mais simples, mesmo para colaboradores com menos experiência na área.
  • Uso prático para a empresa: ao utilizar um mapa on-line, você tem mais facilidade para transmiti-lo para outras pessoas e fazer ajustes.

Com esses passos, você já pode montar o mapa de empatia on-line e usá-lo para otimizar atendimentos e melhorar sua chance de venda. Lembre-se de que você pode adaptar o formato de acordo com as necessidades específicas de sua empresa e equipe.

As dúvidas no meio do caminho podem surgir, o que é muito normal quando se está montando uma estratégia que leva em conta mapear a empatia. Aproveite e deixe um comentário para que possamos ajudar.

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