Como usar o marketing visual para conquistar seus clientes?

O marketing visual é uma vertente do marketing de conteúdo que visa à utilização de recursos gráficos — imagens, vídeos e ilustrações — nas estratégias de marketing, não como apoio a materiais escritos, mas como conteúdo principal. Em um mundo cada vez mais visual, com as pessoas conectadas 24 horas em seus smartphones, a efetividade da comunicação deve ir muito além de textos.

Com o estímulo visual bem planejado é possível capturar a atenção do lead com mais facilidade. Já se tornou comum, por exemplo, vermos conteúdos em textos sendo transformados em infográficos, com ilustrações, gráficos, GIFs e destaques em cores diversas para hierarquizar os temas. Os vídeos no formato motion graphics estão sendo utilizados como alternativas aos blogs posts, trazendo o conteúdo de uma forma dinâmica.

Neste post, vamos entender como as empresas podem utilizar o marketing visual para melhorar seus resultados. Confira!

Utilize os infográficos

Os infográficos estão ganhando um amplo espaço nas estratégias de marketing, graças à sua versatilidade. Primeiro, porque podem ser utilizados em blogposts, e-mail marketing e mídias sociais. 

Segundo, porque podem trazer não apenas informação em forma de textos, como também ilustrações, gráficos, conteúdos interativos e animações. Com os recursos digitais atuais, é possível gamificar um infográfico, levando o leitor por caminhos distintos de acordo com as opções que ele escolher.

As mídias sociais devem ser utilizadas nessa estratégia, pois os usuários estão passando rapidamente pelos feeds em busca de novidades, e o conteúdo visual bem planejado pode ajudar na retenção de sua atenção. O cada vez mais famoso “carrossel do Instagram” pode ser utilizado para a criação de conteúdos em etapas e em formato de infográficos, levando o lead pelo funil de vendas de maneira mais suave.

Melhore o visual do seu e-mail marketing

Por mais que as redes sociais estejam crescendo e assumindo um papel importante no marketing digital, o tradicional e-mail segue sendo uma ferramenta que entrega muito resultado quando bem utilizado. Para competir com a velocidade e entrega de recompensa rápida das redes sociais, é importante que os e-mails consigam dar seu recado mesclando textos com recursos visuais.

Uma newsletter, por exemplo, para ter o devido destaque precisa ter um design atraente, pois se trata de um conteúdo recorrente. Variar entre textos bem elaborados, infográficos, vídeos e outros recursos visuais contribui para que o leitor não se canse, reduzindo a taxa de cancelamento.

Utilize os vídeos ao seu favor

Seja no YouTube, Instagram, TikTok, Facebook, seja em demais plataformas, a utilização do vídeo como ferramenta de marketing visual está cada vez mais acessível. É possível criar uma boa campanha sem a necessidade de fazer uma mega produção — utilizando apenas bons recursos gráficos, bons efeitos sonoros e uma boa narração. 

Você pode criar conteúdos para apresentar produtos, contar a história de sua empresa, criar listas com dicas importantes relacionadas ao seu segmento — com um CTA que leve aos seus serviços ou a outro conteúdo. As opções são inúmeras e o limite é apenas a criatividade da equipe.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é Marketing Visual e a Importância dessa estratégia para a fidelização dos clientes. A nova geração de consumidores está cada vez mais exigente, em busca de conteúdos interativos e de fácil consumo. Por isso, para implementar essa estratégia, é importante contar com colaboradores criativos, que dominem as ferramentas digitais.

Gostou deste post? Então, assine nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.