Quais são as principais metodologias de desenvolvimento ágil?

As metodologias de desenvolvimento ágil são modelos de criação alternativos aos tradicionais que, como o nome indica, oferecem maior agilidade ao processo de elaboração de software.

No lugar de seguir etapas com rigidez, pouca flexibilidade e um planejamento fixo, os métodos ágeis oferecem flexibilidade e rapidez nas entregas, que ocorrem mais regularmente, conforme surgem as necessidades de uso.

Bastante popular no contexto da transformação digital, esse novo formato de desenvolvimento tem permitido a superação de inúmeros desafios impostos por um mercado mais dinâmico e exigente. Continue a leitura e desmistifique o conceito e a aplicação dessa importante alternativa para a programação, que só faz valorizar o trabalho dos profissionais do setor.

A importância da metodologia de desenvolvimento ágil

A aplicação dessas metodologias ágeis é vasta. Elas são usadas no desenvolvimento de várias aplicações, seja em programas de gestão, seja em uma plataforma de marketplace, seja em um site, por exemplo. Basicamente, elas aperfeiçoam o trabalho das equipes, melhoram os resultados para os clientes e consolidam a sua importância com base em variados princípios, como:

·        satisfação do cliente como prioridade;

·        possibilidade de alterações do escopo de desenvolvimento durante as várias fases do processo;

·        foco na geração de vantagem competitiva para o cliente;

·        entregas frequentes em curtos períodos;

·        alto nível de interação e colaboração entre todos os participantes do processo de desenvolvimento;

·        valorização da equipe;

·        estímulo à comunicação constante;

·        ritmo de desenvolvimento constante e dinâmico;

·        alto nível de atenção com o design de interface e do próprio processo de desenvolvimento;

·        otimização dos esforços de aprimoramento, eliminando ações que não oferecem resultado;

·        autogestão das equipes de desenvolvimento, que se organizam conforme as exigências da dinâmica de trabalho;

·        aprimoramento constante do processo.

As principais dessas metodologias

As metodologias ágeis são variadas e muitas vezes usadas em conjunto. Dentre as principais, podemos citar:

Kanban

O termo kanban tem origem japonesa e ficou famoso ao ser aplicado nos processos de reposição de estoque. Cartões correspondentes aos vários itens e insumos necessários em um processo de produção eram dispostos em um painel, conforme eram usados. Assim, o setor de compras podia verificar o que precisava comprar, bastando consultar os cartões pendurados.

No desenvolvimento, a mesma lógica é aplicada, mas para relacionar os procedimentos que devem ser executados.

Scrum

Criado nos anos 80 por Jeff Sutherland, o Scrum é bastante popular entre as metodologias ágeis. Especialmente utilizado no desenvolvimento de software, o método consiste em, basicamente, dividir o projeto em ciclos, chamados sprints, que são dispostos em uma linha do tempo, determinando os intervalos de conclusão de cada estágio.

Feature Driven Development

Traduzido por “Desenvolvimento guiado por funcionalidade”, esse método consiste, justamente, na divisão de tarefas conforme a função de cada uma delas no processo. A metodologia segue cinco princípios, que são:

·        modelo abrangente de desenvolvimento;

·        construção de uma lista de funcionalidades;

·        planejamento por funcionalidade;

·        detalhamento por funcionalidade;

·        construção por funcionalidade. 

O planejamento dessas metodologias 

Profissionais de desenvolvimento em todo o mundo usam as metodologias ágeis para diminuir prazos e, desse modo, fidelizar clientes. Para planejá-las com excelência, o único caminho é buscar aprofundamento em cada um dos conceitos utilizados, que variam de acordo com o método.

Antes de se tratar de uma sequência de passos ou um formato estruturado com flexibilidade e agilidade, as metodologias de desenvolvimento ágil dependem da criação de uma cultura nova, livre das amarras de projetos engessados e inflexíveis. Por isso, comece pela busca de capacitação nas metodologias que podem atender melhor as suas necessidades de desenvolvimento.

Além disso, continue se informando sobre métodos e processos aplicáveis ao seu trabalho. Muitas delas reunimos para você em nossas redes sociais. Acesse e curta nossas páginas no Facebook, no Twitter e YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.