Conheça os principais modelos de KPIs e como defini-los!

Gerir um negócio é uma tarefa que se torna mais e mais difícil à medida que ele cresce. Com o tempo, suas observações e experiências não são mais uma ferramenta confiável para tomar boas decisões, sendo importante utilizar mais dados e indicadores de performance para analisar seu desempenho. Para isso, é importante conhecer e implementar alguns modelos de KPIs.

Os Key Performance Indicators (Indicadores-chave de Performance) são métricas que refletem a performance do seu empreendimento e ajudam a tomar melhores decisões. Porém, para isso, é necessário saber quais desses indicadores são relevantes e entender como eles devem ser usados para melhorar sua gestão.

Neste conteúdo, vamos explicar quais são os principais modelos de KPIs e dar algumas dicas para definir os seus. Acompanhe!

Quais são os principais modelos de KPIs?

Cada modelo de KPI está relacionado a uma informação importante para o negócio. Os principais deles estão a seguir.

KPIs de capacidade

Refletem o quanto uma empresa pode produzir dentro de um determinado período de tempo. Coisas como o número de produtos gerados por hora e total de clientes atendidos ao longo do mês são alguns exemplos.

KPIs de produtividade

Em vez de medir a produção bruta por tempo, esses modelos de KPIs buscam entender a eficiência da produção e o retorno gerado. São dados relacionados a lucratividade, taxa de conversão, custo por lead, custo de aquisição de cliente, entre outros.

KPIs de qualidade

Como o nome diz, esses indicadores avaliam a qualidade do trabalho e do produto entregue. Isso inclui desde o índice de erros até o nível de satisfação do público. Se comparado com os KPIs de produtividade e de capacidade, terá uma noção sobre como está a competitividade do negócio.

KPIs estratégicos

São os indicadores que medem o estado atual do seu negócio em relação às suas metas e objetivos. Bons KPIs estratégicos são a sua taxa de lucratividade, ticket médio de vendas, índice de crescimento mensal, entre outros.

Como definir seus KPIs?

Entender a importância de bons modelos de KPIs não é complicado. O maior desafio é escolher os indicadores certos para basear suas decisões. Veja aqui alguns critérios que você pode seguir.

Relevância

Com a tecnologia certa, é possível coletar uma quantidade enorme de informação, mas nem todos os dados são relevantes para você. Na hora de definir seus KPIs, o mais importante é que eles sejam direta ou indiretamente úteis para sua tomada de decisão.

Frequência

Outro critério importante é a periodicidade com a qual você coleta esses dados. É bem mais difícil ter uma avaliação precisa se você só observar um fenômeno em intervalos irregulares.

Disponibilidade

Nenhum dos pontos acima será relevante se você não coletar os dados em si. Pode parecer algo óbvio agora, mas muitas pessoas contam com informações que não podem coletar com precisão e isso atrapalha suas decisões.

Com essas informações, você já tem um direcionamento melhor para estabelecer seus modelos de KPIs. Com o tempo e algumas iterações, você vai refinar seu trabalho e melhorar sua tomada de decisão.

Quer continuar recebendo mais dicas para empreender? Então, ative o sininho das notificações e acompanhe tudo em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.