Monitoramento de clientes: Entenda por que é importante fazer!

Quando alguém está doente e tem uma febre, por exemplo, ela é monitorada por um termômetro com o qual, ao medir a temperatura, sabemos quão grave é a situação. E para saber se sua empresa está ‘doente’, qual termômetro você utiliza? Como faz para saber se as coisas estão indo bem ou o que precisa ser melhorado? Se sua resposta foi algum tipo de estratégia de monitoramento de clientes, você está certo!

Para saber mais sobre isso, leia o post de hoje, pois nele mostraremos para você qual a importância dessa tarefa na gestão de sua empresa e apresentaremos uma solução que facilita bastante todo esse processo.

Continue com a leitura e confira qual é essa solução!

Qual a importância do monitoramento de clientes 

Quando as solicitações e o processo de atendimento aos seus clientes são monitorados, você consegue obter uma ampla visão sobre quais são as reais necessidades de quem procura a sua empresa, e isso mostra o quê pode ser melhorado. 

Você conseguirá perceber também quais os principais problemas que podem haver em seu processo, notará ainda como os seus colaboradores reagem às diversas situações que chegam até eles, o que facilitará e poupará tempo ao seu trabalho de gestão.

Como colocar em prática 

Há alguns aspectos do atendimento de sua empresa em geral que devem receber uma maior atenção na hora de monitorar: o tempo para resposta, o modo de atendimento interno e o feedback dos clientes.

Você precisa saber se sua equipe está atenta e se seu cliente necessita aguardar muito para ser atendido — e em caso de demora, melhorar isso urgentemente —, mas também deve saber se o modo como os seus colaboradores realizam o atendimento está dentro das normas estabelecidas e, principalmente, verificar qual o nível de satisfação dos seus clientes para que seja sempre o maior possível. Por isso a importância de utilizar e considerar essas métricas.

Qual a melhor forma de fazer o monitoramento 

Você deve estar pensando que todo esse trabalho pode ser um pouco difícil, já que atualmente temos diversos canais de atendimento (Chat, Redes Sociais, E-mail, WhatsApp etc) e monitorar a todos atentamente deve ser uma tarefa demorada e que precise de muitas pessoas e organização. 

Porém, há uma ferramenta help desk que, além de unificar todos os seus canais de atendimento em um só painel, permite que isso seja facilitado por meio de configurações específicas para o status de cada atendimento. Com ela, você facilmente identificará qual chamado está aberto, pendente, finalizado etc.

Além disso, esse recurso também salva todo o histórico de conversas e possibilita que uma resposta em e-mail seja enviada ao cliente pelo painel, independentemente do canal de atendimento pelo qual foi recebido. Outras características positivas desse recurso são o seu baixo custo e a possibilidade de teste por um determinado período sem pagar nada.

Com o auxílio dessa ferramenta, você conseguirá ficar por dentro de tudo que está acontecendo por uma só tela, de modo fácil, pois as informações ficam dispostas de maneira clara, sem confusão. Ou seja, em vez de realizar a tarefa de monitoramento de clientes por meio de vários portais e janelas, tudo estará sob o seu controle em um único painel.

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