Novas regras para o SAC do seu e-commerce

O governo está estudando implementar novas regras para o atendimento ao consumidor feito pelos sites de vendas. Afinal, atualmente, a legislação trata apenas do atendimento feito pelo telefone, deixando de lado os outros meios de reclamação tão usados pelos clientes, como as redes sociais, os sites e os chats.

A SENACON – Secretaria Nacional do Consumidor, órgão que tem como objetivo central garantir a proteção do consumidor, defende a implementação de novas tecnologias para facilitar o atendimento ao consumidor, de forma que a resolução aconteça no primeiro contato.

Arthur Rollo, secretário da SENACON, afirmou que há falhas no atendimento do e-commerce, pois os sites não seguem todas as regras do Código do Consumidor. Não há facilitação no atendimento através da internet, ainda que seja esse o meio de compra e de reclamação, muitos dos sites direcionam o cliente para o atendimento via telefone que, normalmente, é burocrático e sem efetividade.

A proposta de nova regulamentação prevê maior fiscalização, com auditorias internas no SAC das empresas, além de fixação de tempo máximo para solucionar a demanda e obrigatoriedade de emissão de algum comprovante do atendimento. Mas sabemos que tudo isso pode ficar ainda mais simples e o seu consumidor mais satisfeito se o atendimento for feito de forma online.

A praticidade de compra na internet demanda também mais praticidade no atendimento, e é isso que o consumidor quer. Por isso o ideal é manter um chat ativo em seu site para toda e qualquer questão. Com ele o atendimento passa a ser mais informal, rápido e pessoal. O cliente não terá que mudar o meio de comunicação e se sentirá mais seguro quanto à resolução de seu problema.

Aposte nessa ferramenta e adeque o seu e-commerce para as novas regras. Isso vai gerar uma experiência mais agradável aos seus clientes, assim como melhorar sua avaliação na internet.

 

Este artigo foi escrito pela Casa de Imagem, agência de marketing digital parceira da Contako. Estaremos sempre aqui no blog, compartilhando nosso conteúdo focado em marketing e publicidade para redes sociais, e-commerce e demais plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.