Novas tecnologias: como elas beneficiam o serviço ao consumidor?

Para conquistar um mercado cada vez mais exigente, empresas de diversas áreas têm investido em novas tecnologias e modernizado seu serviço ao consumidor. Tal mudança é necessária para acompanhar a evolução do comportamento do cliente que exige, hoje, um atendimento prático e eficiente.

Com a internet tornando a relação entre empresas e clientes cada vez mais próxima, investir em soluções modernas e ao alcance do consumidor é fundamental para que uma empresa se destaque da concorrência. Hoje, é preciso ficar atento aos aplicativos, redes sociais e diversas opções que o meio digital oferece para dinamizar a oferta de serviços.

Você já conhece os novos hábitos do seu público-alvo? Sabe quais são as melhores soluções para conquistá-lo? No post de hoje, mostraremos a você os principais benefícios de investir em novas tecnologias para melhorar o serviço ao consumidor. Confira!

Atenção às mudanças de comportamento do consumidor

O desenvolvimento tecnológico não apenas conectou, mas também deu poder e conhecimento para que o consumidor faça suas próprias escolhas.

Hoje, o usuário consome conteúdo na internet antes de adquirir um produto ou serviço, pesquisando qualidade, preço e eficiência — ou seja, ele avalia suas opções antes de tomar uma decisão para solucionar seu problema.

O mais interessante é que o novo consumidor não está preocupado apenas com o preço. Uma pesquisa realizada pela BigCommerce mostra que fatores como não ser capaz de tocar a mercadoria (49%), tempo de entrega (34%), dificuldade de retorno da mercadoria (34%) e preocupação com privacidade (29%) são fatores que podem impedir o consumidor de finalizar uma compra.

Portanto, cabe à empresa conhecer a fundo o perfil dos seus clientes, avaliando suas prioridades e fornecendo soluções para tornar a experiência de compra mais atrativa e vantajosa.

4 novas tecnologias que você precisa conhecer para melhorar seu serviço ao consumidor

SAC 2.0

Invista em ferramentas de atendimento online que englobem também estruturas de SAC, autoatendimento e e-mail. Lembre-se que hoje o serviço ao consumidor não trata apenas de dar uma resposta, mas principalmente de ouvir e solucionar os problemas de cada consumidor, que tem voz ativa no seu negócio.

Você pode criar um blog para produzir conteúdo relevante, investir em um canal de vídeos para fazer reviews dos seus produtos e, é claro, marcar presença nas redes sociais mais acessadas dos seus clientes, aumentando o engajamento e humanizando as relações.

Automação de Marketing

O consumidor evoluiu, e com ele o modo de se relacionar com o mercado. Para criar e manter um relacionamento eficaz, não basta ter uma página no Facebook e realizar algumas postagens: é preciso automatizar todo o processo.

Entre as ferramentas para automação estão a Hubspot, o RD Station e o MailChimp. Essas soluções facilitam a vida dos clientes por fornecerem conteúdo relevante, além de guiarem o consumidor na jornada de compra por meio de e-mails e notificações.

Aplicativos e sites para pedir comida

Outra ferramenta que tem beneficiado o consumidor são os aplicativos e marketplaces de comida. Com eles, é possível ter acesso aos principais restaurantes locais, verificar o cardápio e fazer pedidos diretamente pelo celular ou computador.

Um grande benefício que essa tecnologia oferece para o consumidor é a segurança no pagamento (online), além da possibilidade de verificar as avaliações de outros consumidores e a classificação do estabelecimento.

Softwares CRM de Vendas

Ter acesso a todo o histórico do cliente antes de efetuar uma venda ou até ao realizar um pós-venda é um fator essencial para a conversão da empresa, mas muito útil também para o cliente.

Quando a empresa utiliza um software de CRM, o cliente se beneficia por receber um atendimento personalizado. Afinal, o atendente terá à mão todo o histórico do consumidor, fator que o permitirá ser mais assertivo na resolução do problema.

Como você viu, independentemente de quais novas tecnologias você opte para melhorar o atendimento, é fundamental colocar o cliente no centro das atenções.

Portanto, entenda o comportamento do consumidor e escolha as ferramentas que fornecerão o melhor suporte. Além de melhorar o atendimento, você fidelizará os clientes e aumentará suas vendas!

Gostou de saber mais sobre as novas tecnologias e seus benefícios? Quer conhecer algumas soluções exclusivas para o seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a modernizar seu negócio!

Gostou? Então compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Um comentário em “Novas tecnologias: como elas beneficiam o serviço ao consumidor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *