Business Intelligence: o que é e como aplicar Inteligência Empresarial no dia a dia?

Você sabe o que é business intelligence? Trata-se de um processo que engloba várias tecnologias que permitem coletar informações e reunir dados e análises sobre uma empresa. Mas por que monitorar a saúde do seu negócio apenas por planilhas do Excel se você pode ter uma tecnologia que fará toda a análise dos dados, ajudará a economizar tempo e aumentará sua produtividade?

O business intelligence, também chamado de BI, é muito útil para a tomada de decisões, tendo em vista que reúne dados que fundamentam esse processo, mostrando previsões e aumentando a produtividade. Neste artigo, você descobrirá para que serve, como funciona e de que forma ele auxilia a organização. Continue a leitura e confira!

Para que serve o business intelligence?

Como mencionado, serve principalmente para amparar decisões. É com base nos dados do BI que os gestores tomarão decisões para o futuro do negócio, como reduzir os custos e verificar a produtividade dos funcionários, além de promover para os investidores uma maior sensação de segurança nas informações da empresa.

Como ele funciona?

Uma equipe responsável pelo business intelligence atua integrando os dados da empresa e gerando as informações que servirão como base às tomadas de decisão. Para isso, é importante que os gestores direcionem esse time a respeito de quais dados são importantes para eles e quais deverão estar presentes dentro do BI.

De que forma ajuda a empresa?

O business intelligence auxilia em diversas áreas da empresa, tais como:

  • tomada de decisões: dá suporte por meio de dados e análises para que o gestor faça as escolhas certas para o futuro da empresa;
  • aumento da produtividade: como a tecnologia fica responsável por toda a gestão da informação, os erros são reduzidos e a mão de obra humana pode se dedicar a outras atividades;
  • redução de despesas: por meio da análise feita pelo BI, os gestores analisam qual parte da empresa está custando além do que devia. Com isso, é possível promover reestruturações a fim de reduzir os gastos;
  • abrangência dos dados: como se trata de uma tecnologia que analisa as informações, um maior número de dados é averiguado. Por isso, os dados que levariam dias para serem verificados por um funcionário em uma planilha do Excel são facilmente examinados pelo BI;
  • aumento da segurança da informação: os gestores e os usuários da informação (pessoas que precisam saber como está a saúde da empresa para investir ou retirar seu investimento) possuem maior segurança ao saber que os erros são minimizados pela gestão da informação que o business intelligence promove.

Agora que você conhece mais sobre o business intelligence, compreendeu a importância de ter uma equipe qualificada para implementar essa tecnologia em sua empresa. Afinal, um processo tão importante que pautará a tomada de decisões do seu negócio deve ser colocado nas mãos de pessoas que realmente entendem do assunto.

Se você gostou deste conteúdo, nos siga nas redes sociais (Facebook e YouTube), divulgue para os amigos e para a família e contribua para que mais pessoas saibam o que é business intelligence.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.