O que provoca a insatisfação de um cliente no atendimento online?

Causar a insatisfação do cliente com o seu atendimento fará com que sua empresa não apenas perca um consumidor, mas que a sua reputação caia consideravelmente, fazendo com que mais pessoas tenham insegurança em conhecer o seu negócio.

Neste texto, você saberá alguns dos principais motivos que levam clientes a ficarem insatisfeitos com o seu atendimento. Além disso, também conhecerá algumas formas de eliminá-los.

Atendimento robotizado pode causar insatisfação no cliente

Por mais que seja prático para a empresa, fazer com que o atendimento ao cliente seja feito por robôs pode dar a impressão de que a empresa não é humanizada e não se preocupa em fornecer uma ajuda exclusiva para seus clientes.

Além disso, um robô não é capaz de entender certas informações e dúvidas expostas pelo usuário, fazendo com que ele se irrite e desista de buscar atendimento, e consequentemente de continuar sendo seu cliente. Por isso, foque em ter atendentes humanos e que consigam entender o seu consumidor.

Repetição da mesma informação várias vezes

Imagine a seguinte situação: você comprou um certo produto online que começou a apresentar defeito. Ao procurar a equipe de suporte, precisou ser transferido para diferentes atendentes e em todos era preciso repassar todas as informações sobre você, seu produto e o problema que ele apresenta.

Não ter um histórico de atendimento dos seus clientes fará com que eles percam muito tempo repassando informações e se estressem. Por isso, eles procurarão fazer compras com outras empresas que tenham um atendimento mais rápido e certeiro.

Demora no atendimento

Muitos usuários não podem (e nem querem) passar muito tempo na frente do computador esperando que sejam atendidos, afinal, uma das propostas do atendimento online é que ele seja mais rápido e eficiente do que por outros meios.

Essa é outra situação que causa bastante estresse ao cliente, já que poderá ficar muito tempo sem utilizar o produto/serviço comprado ou sem que a sua dúvida seja respondida. Por isso, é importante contar com uma equipe em uma boa quantidade, que consiga ser ágil no atendimento.

Despreparo dos atendentes

É normal que alguns clientes procurem atendimento sem estarem em um bom humor, entretanto, essa não pode ser uma desculpa para que os atendentes faltem com respeito e sejam arrogantes com os usuários.

Os funcionários precisam estar sempre calmos e conduzir a conversa da melhor forma possível. Para isso, ele deve entender o lado do cliente, buscar acalmá-lo e resolver o seu problema rapidamente.

Dificuldade em resolver o problema

Bons atendentes precisam conhecer o produto ou serviço que estejam vendendo. Afinal, precisam estar prontos para solucionar qualquer dúvida ou corrigir qualquer problema que apareça. Do contrário, será necessário repassar o cliente para diversos setores, o que certamente vai desanimá-lo.

Procure fazer treinamentos periódicos com sua equipe de atendimento e os deixe instruídos sobre qualquer novidade. Outra dica é deixar os atendentes responsáveis por setores diversos. Então, será mais fácil resolver os problemas mais específicos.

Assim, entendendo quais são os principais motivos que levam à insatisfação do cliente com o seu atendimento, você poderá monitorar esses pontos e fazer as mudanças necessárias para prestar um atendimento cada vez mais humanizado e efetivo.

Quer saber como o Contako pode auxiliar sua empresa a prestar um melhor atendimento aos seus clientes? Então entre em contato conosco!

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