O que são APIs, como elas funcionam e para que servem?

Entregar soluções facilmente aplicáveis a um mundo cada vez mais digital é importante para que seus clientes tenham os melhores resultados? Ferramentas para otimizar o relacionamento com o público são uma tendência nesse sentido.

As APIs são um exemplo de tais ferramentas, mas restam muitas dúvidas sobre elas. Por isso, pensamos neste artigo para lhe ajudar explicando tudo, desde o que são APIs, como elas funcionam e para que servem até como elas podem contribuir para o seu negócio. Confira!

O que são APIs?

API é a sigla para a expressão em inglês Application Programming Interface, que traduzindo para o português, significa Interface de Programação de Aplicativos.

É uma interface cuja função é conectar sistemas, softwares ou aplicativos, integrando a comunicação entre eles de forma a facilitar a troca de dados entre diferentes programas e linguagens de informática.

Para que serve uma API?

Com a informatização de diversos processos, nos quais sistemas diferentes são utilizados, criar uma ferramenta que possibilite a comunicação entre eles, de forma fácil e rápida se tornou fundamental.

As APIs automatizam a troca de dados e integram os processos, permitindo a comunicação entre os diferentes softwares, sem a necessidade de uma ação à parte para repassar as informações de um programa para outro.

Por que usar APIs?

Integrar e automatizar processos otimiza o uso do tempo eliminando tarefas desnecessárias, bem como diminuindo falhas e retrabalhos. A performance do negócio se torna mais eficiente e os envolvidos podem priorizar atividades que ampliam os resultados da empresa.

Na comunicação com os clientes não é diferente. Disponibilizar contatos de forma simples, a fim de responder a qualquer demanda com agilidade, agrega valor e cria uma experiência agradável com a empresa.

Quais tipos de API de comunicação com clientes existem?

No que trata a comunicação com clientes, algumas APIs se destacam atualmente.

API para WhatsApp

Como o WhatsApp é uma plataforma amplamente utilizada no mundo inteiro, integrá-la via API permite que todo esse potencial de comunicação disponível seja utilizado de forma mais profissional, com múltiplos atendentes trabalhando ao mesmo tempo e atendimento 24 horas por dia.

API de Voz

Empregar API para torpedos de voz é muito útil para criar um relacionamento mais humanizado e simplificar a interação com consumidores que não têm tanta intimidade com a tecnologia.

Pode ser utilizado para atendimento quando não há ninguém disponível na empresa, em campanhas de marketing, lembretes sobre o vencimento de contas, agendamento de serviços, fornecimento de informações sobre o seu andamento ou entrega e em pesquisas de satisfação.

API para SMS

Para as mensagens de SMS, o que as APIs entregam como diferencial é o alcance que elas adicionam a esse serviço. Assim, o SMS ganha potencial para atingir diretamente um público mais amplo, independentemente das ferramentas e do aparelho de celular que possuam.

Como a API Contako pode auxiliar na integração e desenvolvimento da sua empresa?

Com a nossa API, você pode integrar o Contako com outros sistemas ou até mesmo um que já utiliza em sua empresa, como um CRM, por exemplo. Os dados são enviados no padrão JSON para o seu sistema. Uma das vantagens é que você poderá obter informações sobre os atendimentos, atendentes, visitantes e muito mais.

Agora que você sabe o que são APIs, entre em contato com a nossa equipe e descubra mais sobre como podemos ajudar a sua empresa. 

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