Otimizando o atendimento: por que ter um chat no seu blog?

Ter um chat no blog agiliza e estimula contatos quando o cliente já está interagindo, ainda que indiretamente, na página da companhia. É uma situação em que ele provavelmente está mais aberto a uma aproximação do que alguns dias ou horas depois, quando estiver ocupado com outra coisa.

Depois que sair do blog, ele pode nunca mais voltar. Com o chat, especialmente se usar boas práticas, o contato é mais fácil e aumenta sensivelmente a chance de estabelecer uma maior aproximação e garantir que ele não se disperse.

Por isso, é importante considerar ter um chat no blog: não apenas como uma possibilidade distante, mas como algo que não deve ser protelado. E ele ainda tem a vantagem de ter custos de utilização menores do que outros meios de comunicação com o cliente.

Neste post, falamos sobre outras vantagens de adotar essa estratégia. Confira!

Comportamento do público

Cada vez mais o cliente espera poder contar com várias opções de canais de contato e é preciso estar atento a isso se quiser passar uma boa impressão. Afinal, se o consumidor quiser entrar em contato com a empresa e precisar ficar procurando seu telefone, seu e-mail ou alguma outra alternativa, provavelmente vai desistir.

É por isso que uma das estratégias mais populares atualmente é a multicanal (ou omnichannel, em inglês). Com ela, a ideia é proporcionar diferentes meios de contato que operem de forma integrada.

Agilidade oferecida pelo chat no blog

Um dos pontos determinantes para um bom resultado de vendas online é a resposta rápida. Se o cliente pede uma informação e ela é fornecida prontamente, as chances de ele fechar negócio são muito maiores.

O chat no blog facilita o relacionamento entre empresa e público-alvo ao permitir essa agilidade. Além disso, estimula o consumidor a solicitar informações enquanto está navegando: afinal, ali ele pode obter a resposta imediatamente.

Compreensão do cliente

Dúvidas de clientes constituem o principal motivo para que eles adiem a ação de compra. Se ele não entende algo sobre um produto ou serviço, dificilmente vai comprá-lo.

Por melhor que sejam as explicações e o detalhamento oferecidos, o entendimento depende de que o consumidor compreenda o que está escrito. Por várias razões, isso nem sempre acontece.

Quando a organização oferece um canal com bons recursos e fácil acesso, como um chat, aumenta as chances de uma abordagem para tirar dúvidas e fica mais próxima de fechar um negócio.

Monitoramento

O chat no blog pode ser facilmente monitorado. Afinal, todos os detalhes do contato ficam registrados eletronicamente e é possível acompanhar o desempenho por meio de indicadores precisos e dados em tempo real.

Esse histórico de contatos é ótimo para identificar os pontos de dúvida mais comuns. Com essas informações, é possível desenvolver ações de venda e de atendimento muito mais eficientes.

O chat no blog é um serviço adicional prestado ao cliente. Independentemente disso, é preciso garantir que ele seja bem atendido nesse canal. Por isso, é importante treinar a equipe para que o processo ocorra com agilidade e eficiência.

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