Saiba o que é phygital e porque é uma tendência

O mundo físico e o digital são bem diferentes, incluindo o que é percebido na experiência do cliente. Um espaço físico, como escritório ou loja, permite ao público ver os produtos mais de perto e ter um diálogo próximo com sua equipe. Já o espaço virtual é mais eficiente na divulgação de informação e no processo de compra, além de ser facilmente acessível online.

Numa tentativa de unir o melhor dos dois mundos, foi criado o conceito de phygital, ou seja, a combinação do físico com o digital como parte de estratégias de marketing, atendimento e relacionamento com o público. A ideia é combinar aspectos da experiência presencial (física) com a experiência digital. Mais do que isso, ambas as perspectivas são pensadas como parte de uma única experiência, de modo a maximizar todos os seus benefícios.

Pode parecer um conceito estranho à primeira vista, mas ele faz bastante sentido na prática. Veja aqui alguns dos principais fatores que tornam o phygital uma tendência tão forte:

1.     Foco em experiências memoráveis

Como mencionamos acima, a integração entre o espaço físico e o digital é uma forma de criar a melhor experiência de compra para o cliente. Várias promoções e estratégias podem trazer o público para um local conhecido, permitindo que eles vivam algo único ao combinar as duas perspectivas.

2.     Promoção do atendimento humanizado

Uma das vantagens do meio digital é a possibilidade de automatizar vários aspectos do atendimento, tornando-o mais eficiente. Porém, isso não é sempre o melhor para a experiência do cliente. Ao invés de jogar o público de um lado para outro, é importante entender quais são suas demandas individuais. E não há melhor forma de fazer isso do que com uma porção direta do atendimento.

3.     Conhecimento aprofundado sobre seus clientes

Pontos de venda físicos podem ser mais caros de manter que uma loja virtual, mas eles estão em uma posição única para aprender mais sobre o público. E o phygital faz grande uso disso. Não ter a barreira do computador entre os profissionais e os clientes é a melhor forma de entender suas demandas e mostrar como seus produtos podem atendê-las.

4.     Diferenciação da sua estratégia de marketing dos concorrentes

Com cada vez mais dados disponíveis e mais estratégias de marketing sendo desenvolvidas e refinadas, não é incomum que algumas delas comecem a ficar bem parecidas. Se você quer garantir que o público lembre-se da sua marca primeiro, combinar espaço físico e digital de forma inteligente é uma boa opção.

5.     Aprimoramento dos canais de comunicação da empresa

Por fim, mas não menos importante, usar os canais de comunicação digitais e o diálogo presencial em conjunto pode fazer uma grande diferença no contato com o público. Tudo isso leva a um processo de atendimento mais eficaz, maior alcance de suas campanhas e maior rentabilidade a longo prazo.

Agora que você conhece melhor o conceito de phygital e seus benefícios, é hora de estudar como implementá-lo em seu negócio. Pode ser necessário fazer algumas mudanças como parte do processo, mas o investimento terá um grande retorno, se for feito corretamente.

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