Plataforma de marketplace: o que é, como funciona e por que utilizá-la?
Uma plataforma de marketplace é um local on-line em que diversas lojas virtuais oferecem seus produtos, sendo muitas vezes amparados pelo nome e alcance de uma grande marca varejista. Empresas como Americanas e Walmart utilizam essa ferramenta para aumentar o seu leque de opções e permitir o crescimento de empreendimentos menores.
Neste texto, você entenderá melhor como funciona uma plataforma de marketplace, quais as suas vantagens e como um sistema de atendimento on-line agrega valor para os possíveis clientes da loja virtual.
Como funciona uma plataforma de marketplace?
O marketplace oferece uma espécie de vitrine para os lojistas parceiros. Nela, é possível fazer personalizações e publicar produtos com suas principais informações e preço.
O cliente acessará o site normalmente, encontrará os itens oferecidos pelos lojistas e escolherá aquele que for mais atrativo, de acordo com os seus interesses. O processo de entrega da mercadoria é feito pela gestora da plataforma. Algumas também se encarregam do processo de pagamento dos vendedores.
Os marketplaces vieram como uma inovação no mercado de e-commerce, já que é um modelo de negócios que beneficia clientes, pequenos lojistas e grandes empresas, ajudando todas a atingirem os seus respectivos objetivos.
Quais são as vantagens?
Uma plataforma de marketplace oferece diversas vantagens, principalmente para pequenos negócios, que ainda não criaram uma marca forte no mercado e tiram proveito da visibilidade que grandes marcas têm. Dá-se todo o suporte para que o vendedor disponibilize e divulgue seus produtos para fazer as primeiras vendas.
Além disso, essa plataforma também gera economia para os lojistas, já que não será preciso investir em um site próprio, o que demanda gastos como hospedagem, domínio, suporte, entre outros. Um outro benefício é a possibilidade de diversificação de público e produtos oferecidos. Isso faz com que não seja necessário focar em apenas um nicho e permite a criação de um mix de produtos mais amplo.
Um outro benefício é o ganho de tempo que o lojista terá para colocar o seu negócio on-line, já que não precisará lidar com prazo de fornecedores, designers e programadoras para começar a vender.
Como um atendimento on-line pode ajudar?
Existem muitas chances de lidar com uma grande concorrência dentro dos marketplaces. Para driblar esse obstáculo, ter um bom atendimento on-line fará com que a sua loja se destaque entre as demais, bem como aumente as taxas de compra e fidelização de clientes.
Além disso, por meio do atendimento on-line, será possível entender melhor quem é o seu público, o que ajudará a moldar o tom de voz da sua loja virtual e também a oferecer itens que mais se alinhem ao perfil desses consumidores.
Caso seu e-commerce seja um sucesso, será preciso contar com um sistema que gerencie todos os pedidos de dúvida e reclamação, gerando grandes benefícios como um número menor de clientes insatisfeitos.
Diante disso, combinar uma plataforma de marketplace com um bom serviço de atendimento ao cliente é uma ótima estratégia, principalmente pelo aumento do uso desse tipo de ferramenta nos últimos anos tanto por empresas quanto por clientes.
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