Por que é fundamental apostar no atendimento online?

A maior importância do atendimento online decorre, principalmente, do desejo do consumidor por autonomia. Segundo o estudo Aspect Consumer Experience Index research, da Gartner, metade dos consumidores prefere o atendimento via mensagem.

Além disso, segundo pesquisa da PwC, houve crescimento das compras online nos últimos anos. Hoje, 55% dos consumidores usam o computador todos os meses para comprar — com destaque para compra por meio de smartphones, que subiu de 15% para 31% dos usuários.

Ou seja, existe um grupo significativo de pessoas que não quer precisar ligar ou esperar resposta para uma mensagem de e-mail para resolver uma dúvida ou receber uma informação.

Se o seu negócio não oferece essa alternativa, as chances de esses clientes buscarem pela concorrência são grandes. Além de evitar isso, com o atendimento online você ainda consegue diminuir a taxa de desistência de compra em sua loja virtual.

Então, confira agora mesmo alguns motivos que relacionamos sobre a importância do atendimento online!

Incentivar o diálogo

Você fez todo o esforço de marketing e conseguiu atrair visitantes para o seu site. O potencial cliente está navegando em busca de informação e pode se interessar, ou não, por dar continuidade ao processo de compra.

Nesse processo, muita coisa pode acontecer, como enganos, incompreensões e distrações. Obviamente, você quer evitar isso para aproveitar o investimento que fez para atraí-lo. Por isso, incentivar a interação é imprescindível. Afinal, outras formas de contato, como e-mail e telefone, não produzem o mesmo efeito de uma caixa de diálogo disponível a poucos cliques.

Melhorar a experiência de navegação

Grande parte das interações de atendimento online ocorre para tirar dúvidas dos usuários do seu site. Além de isso ajudar a melhorar a experiência deles, fornece informações valiosas sobre o que está gerando incompreensões.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil fazer alterações no layout e no conteúdo do seu site para melhorar a navegação para os seus visitantes.

Disponibilizar canais variados

Outro hábito muito presente no consumidor atualmente é o de assumir uma postura multicanal. O cliente espera respostas imediatas e por meio de canais diversificados. Em razão disso, é fundamental oferecer opções para ele.

Agilizar o atendimento

O processo de atendimento é muito mais rápido e funcional no atendimento online. Isso não está limitado ao uso pelo cliente, mas também inclui a sua operação de atendimento. Grande parte dessa agilidade decorre de várias funcionalidades disponíveis no sistema de atendimento que o tornam mais fácil, rápido e barato.

A produtividade dos profissionais envolvidos aumenta e, em função desse beneficio, eles conseguem resolver uma quantidade maior de atendimentos. Você pode reverter isso para trabalhar com uma equipe menor ou usar o tempo excedente para atender proativamente uma quantidade maior de clientes.

Beneficiar-se das funcionalidades do sistema

Entre as funcionalidades disponíveis está à possibilidade de configurar respostas prontas e personalizadas. Aquelas dúvidas mais frequentes podem estar respondidas previamente e, desse modo, enviadas em um clique.

Arquivos também podem ser trocados e ainda é possível contar com uma serie de relatórios e indicadores de desempenho. Isso inclui tempo de atendimento, quantidade de chamados e outras métricas de monitoramento.

Além disso, o atendimento online armazena todo o histórico de contatos. Se for o caso, você tem a possibilidade de comprovar as informações que foram transmitidas, bem como acompanhar o comportamento da sua equipe nas conversas.

Viu por que é fundamental apostar no atendimento online? Incentivar o diálogo, melhorar a experiência de navegação, disponibilizar canais variados e agilizar o atendimento são alguns dos benefícios!

Agora, confira a postagem complementar e saiba como escolher o melhor software de atendimento ao cliente!

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