Primeiro contato no atendimento online: saiba como gerar resultados para o negócio

Como a sua empresa tem feito o primeiro contato no atendimento online com os seus clientes? Esse é um momento muito importante do ciclo de vendas, já que a experiência do usuário fará com que ele volte para finalizar uma compra ou não. O atendimento via chat é uma forma prática do seu público entrar em contato com a empresa, seja para tirar dúvidas ou saber mais informações sobre o produto/serviço oferecido pelo seu negócio.

Nesse texto, você receberá algumas dicas de como potencializar esse primeiro contato e causar uma boa impressão aos usuários, que se forem atendidos da melhor maneira possível, se tornarão clientes da sua empresa e poderão até mesmo elogiar o bom atendimento para amigos e parentes.

Demonstre domínio sobre o assunto tratado já no primeiro contato

Imagine que um usuário tenha dúvidas sobre poder realizar o pagamento do seu produto de uma maneira bem específica. Pelo fato de o atendente não ter essa resposta de prontidão, ele precisou conversar e passar a conversa para diferentes pessoas que trabalham em diferentes setores da empresa.

Uma situação como essa causará grande estresse, já que o potencial cliente terá que passar um bom tempo no bate-papo, seja esperando a transferência da conversa ou oferecendo informações que ele já tinha passado anteriormente. Uma forma eficiente de acabar com esse problema é dividir a sua equipe de atendimento em setores. Assim, existirá um atendente especialista no setor financeiro da empresa, que poderá sanar a dúvida de forma mais rápida e completa.

Mantenha a transparência em caso de reclamações

É normal que uma empresa tenha que lidar uma vez ou outra com reclamações sobre algum problema no produto ou serviço comprado, ou até mesmo relacionado a algum colaborador da sua empresa. Assim, esses momentos podem não ser muito agradáveis, já que o cliente pode ficar bastante nervoso pela situação.

Por isso, é muito importante que o atendente mantenha a calma e procure resolver o mais rápido possível o problema apresentado pelo consumidor. Prestando um atendimento de qualidade, o cliente se acalmará e poderá continuar fazendo novas compras, pois entendeu que, em caso de algum problema, ele será atendido de forma apropriada.

Personalize o atendimento com base nas demandas do cliente

Muitas empresas criam guias de atendimento para os seus funcionários, entretanto, é preciso tomar cuidado para que esse protocolo não engesse a conversa entre o atendente e o cliente. O profissional lidará com diferentes tipos de pessoas: existirão algumas que já entendem os processos para resolver os seus problemas, já outras querem uma explicação melhor enquanto são atendidos.

É preciso que o atendimento online seja personalizado, permitindo que o atendente seja mais sucinto ou explicativo quando necessário. Assim, ele poderá compreender melhor o cliente, o que pode até mesmo acalmar os consumidores mais fervorosos. Isso garantirá que ao fim de cada conversa, todos os tipos de consumidores se sintam felizes e compreendidos.

Foque na objetividade

Seu cliente provavelmente está chateado, tem outras atividades para fazer ou quer decidir se comprará o seu produto naquele momento, por isso, faça com que o atendimento online seja o mais rápido e objetivo possível. Além disso, não ofereça outros produtos/serviços, apenas caso seja realmente necessário ou seja um pedido do próprio usuário.

Ele precisa notar que o atendente está realmente engajado em resolver o seu problema, e para isso, você poderá utilizar a metodologia S.C.O.T (Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência).

Assim, ao aplicar essas dicas em seu atendimento online já no primeiro contato com o cliente, os seus atendentes prestarão um atendimento mais humanizado, rápido, objetivo e que até mesmo conseguirá fidelizar o usuário e fazê-lo divulgar o bom serviço prestado pela sua empresa.

Quer potencializar ainda mais o atendimento ao cliente da sua empresa? Conheça a ferramenta de chat online do Contako e traga mais agilidade para o seu colaborador e também para o usuário! 

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