Quais são os 5 principais gatilhos mentais para utilizar no atendimento aos clientes?
Os vendedores mais eficientes conhecem os principais gatilhos mentais e sabem usá-los a seu favor. Esse conjunto de estratégias delimita quais são os fatores externos que determinam a reação dos consumidores diante de um estímulo. A ideia é que a pessoa saia de sua zona de conforto e parta para a ação, fazendo algo que o vendedor planejou para a jornada de compra.
Conduzir os potenciais clientes até o fechamento das vendas é um processo fundamental para quem quer vender mais. Se você deseja conhecer os principais gatilhos mentais e aprender a colocar cada um deles em prática, veja os 5 principais que separamos a seguir!
1. Reciprocidade
As pessoas se sentem mais motivadas a agir como reação a uma pequena gentileza. A reciprocidade é a técnica por trás das amostras grátis: como o cliente recebe uma vantagem (provar o produto) sem qualquer exigência do vendedor, terá a mente mais aberta para fechar uma compra.
2. Aprovação social
Na era da informação, ter boas referências é fundamental. Por isso, invista em pedir por avaliações de consumidores, relatando as experiências positivas vividas na jornada de compra. Não deixe as interações negativas de fora dessa estratégia! A forma como sua empresa se posiciona diante de críticas também é um importante fator de reflexão para os futuros clientes.
3. Afeição
Seres humanos são sociais, sofrendo grande interferência da afetividade em suas decisões. Adotar estratégias de criação e fortalecimento de relacionamentos com seus clientes e investir na humanização de sua marca são passos importantes para despertar a afeição dos clientes.
4. Autoridade
Uma autoridade é alguém que demonstra que entende sobre o assunto tratado. A construção da autoridade de uma marca passa pelo compartilhamento de informações com o público. O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz para aumentar a confiança dos consumidores em sua empresa.
5. Escassez
Quer chamar o público para interagir e comprar de sua empresa? Ofereça oportunidades únicas, com tempo determinado. Promoções, quantidades limitadas e condições especiais de frete num determinado período ajudam sua empresa a fechar vendas.
A ideia por trás da criação de escassez é que, diante de uma oportunidade de grande valor, o sentimento de perda é um agente mobilizador. No entanto, isso deve ser feito de forma íntegra e confiável. Por isso, só prometa que a oportunidade é exclusiva, promocional ou limitada se isso for realmente verdade.
Para que sua estratégia de aplicação dos principais gatilhos mentais seja organizada, é importante contar com um sistema de atendimento que centralize as ações e contatos com os clientes. Manter uma série de iniciativas direcionadas às várias fases da jornada de compra fica muito mais fácil quando sua empresa tem informações claras, usa automação e confere os resultados de suas ações. Pense em como as ferramentas de atendimento ajudam nas estratégias de vendas e se prepare para faturar mais!
Gostou do artigo? Para receber mais dicas sobre vendas e atendimento ao cliente, ative o sininho das notificações!