Qual a importância de se entender a jornada do cliente?

Dependendo do produto ou serviço em questão, você não vai simplesmente entrar em uma loja e fechar negócio de imediato. Alguns investimentos são bem altos, exigindo tempo para que se tome uma decisão. Esse caminho entre conhecer um produto ou serviço e fechar negócio é chamado de jornada do cliente, um conceito muito importante nos seus trabalhos de inbound marketing e vendas.

De forma bem simples, essa jornada consiste em uma série de etapas pelas quais seus leads passam antes de fechar negócio. E, em cada uma delas, suas atitudes devem ser diferenciadas. Para te ajudar a entender a importância desse conceito, vamos falar um pouco mais sobre o que ele significa e quais são seus benefícios.

Quais são as etapas da jornada do cliente?

1. Descoberta

É o estágio inicial em qualquer processo de compra. Aqui, o lead tem seu primeiro contato com o produto e começa a aprender mais sobre ele. Neste momento, você pode explorar assuntos relacionados, oferecendo informações que serão úteis no dia a dia do seu público. Isso irá prepará-lo para os próximos estágios.

2. Reconhecimento

Neste ponto, seu lead já aprendeu o suficiente para entender que possui um problema e precisa de uma solução. Diante disso, ele começa a pesquisar de forma mais específica, buscando algo que se encaixe em sua demanda. Nesse ponto, você pode direcioná-lo um pouco mais para seus produtos e serviços.

3. Consideração

Nessa etapa da jornada do cliente, ele já possui um número delimitado de opções para solucionar seu problema. Agora é uma questão de qual delas será escolhida. Para se destacar, você pode abordar as vantagens e os diferenciais do seu produto mais diretamente, usando e-books para aprofundar o tema e mencionando seu trabalho em alguns pontos.

4. Decisão

Por fim, é momento de enviar uma proposta de valor direta, garantindo que seu lead se torne um cliente. Além de oferecer todos os argumentos necessários para convencer seu lead, também é importante criar um senso de urgência, usando propostas por tempo limitado no atendimento ao cliente, por exemplo.

Por que é importante acompanhar estas etapas?

Atender às diferentes demandas

Em cada estágio de compra, seus leads possuem demandas específicas de conteúdo. Eles começam precisando de conhecimentos básicos, vão se aprofundando num tema até buscarem dados específicos e terminam em uma conversa com a equipe de vendas. Mapear essas etapas te ajuda a saber o que precisa ser feito e quando.

Otimizar a taxa de conversão

A jornada do cliente é usada em conjunto com outro termo: taxa de conversão. Apenas uma fração dos seus leads avança para o próximo estágio a cada vez, sendo muito importante maximizar a porcentagem que fecha negócio. Com mais controle sobre cada etapa, será bem mais fácil elevar esses números.

Elevar seu retorno sobre investimento

Como consequência do aumento na taxa de conversão, você poderá obter e fidelizar mais clientes com menor valor em investimento. O resultado disso é que o rendimento da sua empresa começa a se elevar pouco a pouco também.

Agora que você entende mais sobre a jornada do cliente, também pode usá-la para melhorar sua empresa. Acha que mais pessoas podem aproveitar essas dicas? Então mostre como não é difícil otimizar seu trabalho de inbound marketing compartilhando este post em suas redes sociais!

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