RCS e SMS: entenda as principais diferenças entre essas tecnologias

Quem nunca enviou mensagem com várias palavras reduzidas a fim de não estourar o limite de caracteres do SMS e pagar a mais por uma mensagem enviada? Quantos “pq”, “tbm”, “bjs” você teve que digitar para evitar maiores cobranças da operadora? Agora isso vai mudar porque uma nova tecnologia surgiu para substituir o SMS. Nesse post, você conhecerá o Rich Communications Service, também chamado de RCS e descobrirá as diferenças dele para o tradicional sistema de conversação por texto. Acompanhe.

O que é RCS e SMS?

SMS é a sigla para Short Message Service, ou seja, serviço de mensagens curtas que são enviadas pelo celular. Por meio dele é possível enviar textos de um telefone para o outro. Durante muito tempo, o serviço foi bastante utilizado para a comunicação entre as pessoas, mas o problema eram os custos.

Já o Rich Communications Service, mais conhecido como RCS, é uma nova forma de comunicação que veio para substituir o SMS. Essa tecnologia traz melhorias na comunicação por meio de mensagens, facultando o envio de outros recursos além do texto, tais como imagens, adesivos, áudio, vídeo e documentos.

O RCS foi desenvolvido pelo Google e depende que as operadoras façam a adesão ao serviço, a fim de que seus usuários possam se comunicar por esta ferramenta. Por enquanto, o RCS está disponível apenas para Android; já os consumidores da Apple precisam aguardar que a empresa se afilie ao serviço.

Quais as diferenças entre o RCS e o SMS?

Depois de entender o que é cada um desses serviços, conheça agora suas principais diferenças.

SMS

  • forma de cobrança: cada mensagem enviada é cobrada;
  • tipo de mensagem: apenas textos e emojis;
  • método de envio: não utiliza a internet para encaminhamento das mensagens.

RCS

  • forma de cobrança: consome do pacote de dados de internet;
  • tipo de mensagem: textos, emojis, áudios, vídeos, imagens, localizações, dentre outros;
  • método de envio: depende do uso da internet para encaminhamento das mensagens.

Conheça os destaques do RCS

O RCS possui algumas vantagens para seus usuários em relação ao SMS, como você pode ver no tópico anterior.

Um destaque dessa tecnologia é o emprego da internet para o envio de mensagens. Diferentemente do que ocorre com o serviço de mensagens curtas, a cobrança não ocorre por cada vez que um recado for enviado, mas sim de acordo com a quantidade de dados consumidos.

Outra vantagem é o fato do RCS ser ótimo para as empresas. Por meio dele é possível que elas forneçam um serviço personalizado, já que a tecnologia permite a integração com o banco de dados da empresa, disponibilizando a consulta de informações durante o atendimento ao cliente, por exemplo.

Além disso, pode fazer uma análise de suas métricas por meio de ferramentas disponíveis no RCS como a confirmação de entrega e a mensuração do número de cliques.

Esse conteúdo foi útil para você? Então compartilhe este post nas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam as principais diferenças entre as tecnologias RCS e SMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.