RCS e SMS: entenda as principais diferenças entre essas tecnologias
Quem nunca enviou mensagem com várias palavras reduzidas a fim de não estourar o limite de caracteres do SMS e pagar a mais por uma mensagem enviada? Quantos “pq”, “tbm”, “bjs” você teve que digitar para evitar maiores cobranças da operadora? Agora isso vai mudar porque uma nova tecnologia surgiu para substituir o SMS. Nesse post, você conhecerá o Rich Communications Service, também chamado de RCS e descobrirá as diferenças dele para o tradicional sistema de conversação por texto. Acompanhe.
O que é RCS e SMS?
SMS é a sigla para Short Message Service, ou seja, serviço de mensagens curtas que são enviadas pelo celular. Por meio dele é possível enviar textos de um telefone para o outro. Durante muito tempo, o serviço foi bastante utilizado para a comunicação entre as pessoas, mas o problema eram os custos.
Já o Rich Communications Service, mais conhecido como RCS, é uma nova forma de comunicação que veio para substituir o SMS. Essa tecnologia traz melhorias na comunicação por meio de mensagens, facultando o envio de outros recursos além do texto, tais como imagens, adesivos, áudio, vídeo e documentos.
O RCS foi desenvolvido pelo Google e depende que as operadoras façam a adesão ao serviço, a fim de que seus usuários possam se comunicar por esta ferramenta. Por enquanto, o RCS está disponível apenas para Android; já os consumidores da Apple precisam aguardar que a empresa se afilie ao serviço.
Quais as diferenças entre o RCS e o SMS?
Depois de entender o que é cada um desses serviços, conheça agora suas principais diferenças.
SMS
- forma de cobrança: cada mensagem enviada é cobrada;
- tipo de mensagem: apenas textos e emojis;
- método de envio: não utiliza a internet para encaminhamento das mensagens.
RCS
- forma de cobrança: consome do pacote de dados de internet;
- tipo de mensagem: textos, emojis, áudios, vídeos, imagens, localizações, dentre outros;
- método de envio: depende do uso da internet para encaminhamento das mensagens.
Conheça os destaques do RCS
O RCS possui algumas vantagens para seus usuários em relação ao SMS, como você pode ver no tópico anterior.
Um destaque dessa tecnologia é o emprego da internet para o envio de mensagens. Diferentemente do que ocorre com o serviço de mensagens curtas, a cobrança não ocorre por cada vez que um recado for enviado, mas sim de acordo com a quantidade de dados consumidos.
Outra vantagem é o fato do RCS ser ótimo para as empresas. Por meio dele é possível que elas forneçam um serviço personalizado, já que a tecnologia permite a integração com o banco de dados da empresa, disponibilizando a consulta de informações durante o atendimento ao cliente, por exemplo.
Além disso, pode fazer uma análise de suas métricas por meio de ferramentas disponíveis no RCS como a confirmação de entrega e a mensuração do número de cliques.
Esse conteúdo foi útil para você? Então compartilhe este post nas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam as principais diferenças entre as tecnologias RCS e SMS.