Descubra o que é RCS e como pode ser ativado nos aparelhos celulares

Uma nova tecnologia foi criada pelo Google a fim de facilitar o processo de envio de mensagens e diversificá-lo. Neste post, você conhecerá a ferramenta Rich Communication Services, mais conhecida como RCS. Além disso, você vai entender como ativá-la nos aparelhos celulares e saber mais sobre suas possibilidades. Acompanhe.

O que é RCS?

O RCS, é uma nova forma de comunicação que veio para substituir o SMS. Por conta dessa ferramenta, é possível melhorar a comunicação por meio de mensagens, permitindo que o conteúdo delas seja não só texto mas também imagens, adesivos, áudios e vídeos.

O Rich Communication Services foi desenvolvido pelo Google e para ser usado, precisa que as operadoras façam a adesão ao serviço. Por enquanto, o RCS está disponível apenas para Android. Os consumidores da Apple precisam aguardar que a empresa decida oferecer o serviço.

Como ativar o RCS no aparelho celular?

O RCS está disponível para todos usuários Android que estiverem usando o Android Messages como aplicativo de mensagens.

Primeiramente, é essencial que o sistema operacional esteja atualizado para a sua versão mais recente. Depois de verificar isso, acesse o aplicativo de mensagens do Google, depois clique no menu no canto superior direito.

Em seguida, selecione as configurações, depois clique em recursos de bate-papo. Dessa forma, os recursos de chat dirão se seu celular tem suporte ou não para o serviço RCS, e se ele está ativado.

Quais são os diferenciais do RCS?

É importante ressaltar que esse tipo de serviço possui alguns diferenciais para seus usuários. Conheça agora.

Uso do Wi-Fi

A tecnologia do RCS utiliza o plano de dados ou Wi-Fi para envio das mensagens. Portanto, não irá consumir os créditos do celular a cada mensagem enviada, como ocorre com o SMS.

Diversificação das mensagens

Diferente do SMS, que permite envio apenas de texto, o RCS possibilita o envio de mensagens com texto, emojis, fotos, áudios, vídeos, ou seja, funciona como o WhatsApp. Assim, é possível ter apenas um aplicativo de comunicação no aparelho celular.

Personalização

O RCS fornece a opção de usar chatbots, o que facilita o atendimento das empresas. Além disso, é possível personalizar também a foto do contato para que seu consumidor veja a logomarca da empresa e saiba com quem está falando.

Além de tudo isso, o RCS possui confirmação de visualização, recurso para criação de grupos, permite ao usuário visualizar se a pessoa está digitando e não possui limite de caracteres.

Quais as possibilidades de métricas do RCS?

É essencial que a empresa acompanhe suas métricas a fim de melhorar seu atendimento e sua abordagem com o público. Com o RCS, esse monitoramento é viável.

A ferramenta traz a confirmação de leitura e a mensuração do número de cliques. A perspectiva de visualização da marca da empresa gera segurança para o cliente. O cadastro de respostas customizáveis é outra ótima característica do aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.