Relacionamento com o cliente e Data Driven Marketing: saiba mais!

Por muitos anos, uma empresa só podia contar com a experiência de seus gestores para tomar boas decisões de negócios, o que não necessariamente trazia o resultado desejado. Porém, outras formas de desenvolver negócios foram surgindo, principalmente graças aos conceitos de relacionamento com o cliente e de Data Driven Marketing, duas coisas profundamente relacionadas.

Como você já deve saber, captar a atenção e confiança dos seus clientes é fundamental para manter boas vendas no longo prazo. Para isso é que servem os investimentos em relacionamento. E para potencializar esse efeito, é importante trabalhar o seu Data Driven Marketing.

Ainda não sabe como esses dois conceitos estão associados? Então, acompanhe e entenda como você pode usá-los para melhorar seu negócio.

O que é o Data Driven Marketing?

Esse termo em inglês significa o trabalho de marketing guiado pela análise de dados quantitativos.

Em vez de contar com intuição, você toma suas decisões com base na avaliação de seus indicadores de desempenho. Por exemplo, o sucesso de uma promoção é determinado pelo aumento no número de vendas e total do faturamento.

Essa forma de fazer marketing também permite que você preveja certos cenários. Com uma análise de casos anteriores, você pode notar tendências de queda ou alta e aproveitar oportunidades melhores em menos tempo. E quanto mais vantagens você tiver diante de seus concorrentes, melhor.

Como ele beneficia seu relacionamento com o cliente?

1. Melhora a segmentação do seu público

Se você pretende atrair certo grupo demográfico, precisa conhecê-lo bem e focar especificamente nele. Tentar agradar a todo tipo de cliente seria, no mínimo, desperdício de recursos, além de não contribuir muito para um bom relacionamento.

Seguindo as boas práticas do Data Driven Marketing, você deve determinar as estatísticas do seu público principal. Idade, localização, tipo de conteúdo preferido, entre outras coisas que o ajudarão a montar uma campanha mais eficaz.

Se você souber com quem está lidando, será mais fácil estabelecer uma relação de confiança.

2. Aumenta a relevância do seu conteúdo

Algo que contribui muito na construção do relacionamento com o cliente é a utilidade dos conteúdos que você transmite. Por exemplo, um artigo em seu blog pode tirar uma dúvida importante, enquanto uma promoção de um produto específico pode ser exatamente o que seu lead precisava para solucionar algum problema.

Com uma captação consistente de dados, você pode detectar mais facilmente os conteúdos que são de alta relevância para seu público. Além disso, será mais fácil fazer testes A/B durante o processo, permitindo que você forme uma base ainda mais sólida de clientes.

3. Contribui para a experiência do cliente

Por fim, mas não menos importante, a integração de todos esses fatores ajuda a construir uma experiência de compra mais satisfatória. Em muitos casos, isso é quase tão importante quanto a própria qualidade do produto, pois determina se aquele lead retornará à sua empresa para uma nova aquisição.

Agora que você entende como o Data Driven Marketing afeta o relacionamento com o cliente, é hora de usá-lo para melhorar suas vendas. 

Quer mais informações para ajudar nesse processo? Então, veja aqui nosso artigo sobre como o marketing de conteúdo também contribui para esse relacionamento.

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