Saiba como o atendimento ao cliente pode aumentar seu ROI

Você sabia que a satisfação dos seus clientes está diretamente relacionada à lucratividade do seu negócio?

Uma recente pesquisa mostrou que, quando há uma diminuição de 1% do nível de satisfação do cliente, o retorno sobre investimento cai cerca de 5%. Paralelamente, um aumento de 1% na satisfação é capaz de aumentar o ROI em cerca de 2%.

No post de hoje, mostraremos a você como aumentar o ROI e se destacar no mercado melhorando o atendimento ao cliente. Continue a leitura e confira nossas dicas!

Conheça fatores que determinam a satisfação do seu cliente

Se você se atentar para medir a satisfação dos clientes em larga escala, poderá constatar o que seu público pensa, quer e sente, e desenvolver metas, estratégias e objetivos concretos para atender suas expectativas. Ou seja, você irá atraí-los e fidelizá-los.

Conheça abaixo alguns dos fatores que determinam a satisfação do cliente:

  • as características do produto ou serviço oferecidos: a avaliação que o cliente faz das características do serviço ou produto influencia em sua satisfação;

  • as emoções do cliente: tom cordial de voz e empatia transmitidas pelos colaboradores durante o atendimento ao cliente online podem gerar maior satisfação;

  • as causas do sucesso e do fracasso durante o processo de compra: eventos inesperados ocorrem, e é importante assumir os erros plenamente ou parcialmente;

  • as percepções de justiça: o cliente sempre estará atento a preços e ao tratamento.

Entenda como funciona o ROI em relação à satisfação de clientes

Satisfação em relação ao atendimento ao cliente e ROI possuem uma relação direta e próxima.

O ROI também pode ser usado para mensurar a eficiência de determinados projetos, principalmente quando é necessário arrecadação de verba. Quanto mais eficaz for determinado projeto, melhor será o ROI.

Um projeto que agrade os clientes têm uma boa projeção para os possíveis investidores. Perceba que, se você entender melhor seus clientes, será possível aumentar o ROI pois você suprirá suas expectativas.

Entenda como aumentar o ROI por meio do monitoramento da satisfação de clientes

Fazer pesquisas de satisfação do cliente e de qualidade da empresa é importante para monitorar o relacionamento com o seu público. Isto é: serão essas pesquisas que indicarão como sua empresa está.

Associe as pesquisas de satisfação e de qualidade com as métricas do ROI (taxa de rejeição, feedbacks e leads) para que seu negócio obtenha um indicador de desempenho dos seus serviços e produtos. Pense também em uma forma de avaliar o impacto deles no mercado.

Alguns dos métodos de pesquisa de qualidade e satisfação são:

  • pesquisa de opinião;

  • coaching com os consumidores;

  • NPS;

  • avaliação de desempenho;

  • pesquisa de mercado.

Escolha a que melhor se adapta à sua empresa, faça as perguntas certas e colete as informações necessárias. Assim, você montará um plano de estratégia ideal para a tomada de decisões — e realizará todas as alterações necessárias.

Veja como o atendimento por chat pode promover a fidelização e satisfação dos clientes

Os chats são formas de contatos direto entre empresa e clientes. A qualidade do serviço prestado nesse atendimento pode ser o ponto chave para que o consumidor não apenas escolha sua empresa, como também retorne.

Para alcançar a satisfação do público e fidelizá-lo, é necessário:

  • atendimento ao cliente em tempo real;

  • proatividade;

  • variedade de canais de atendimento;

  • informações acessíveis;

  • clareza nas informações;

  • empatia com todas as situações.

Perceba que a qualidade de qualquer processo é fundamental, incluindo os chats, para haver eficiência e, de fato, melhorias no ROI.

Gostou desse post e quer saber mais sobre as possibilidades do chat para o atendimento ao consumidor? Acesse nosso blog e descubra como o chat pode ajudar na retenção de clientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.