Saiba como oferecer mais qualidade do atendimento ao cliente

A qualidade do atendimento já foi vista como um diferencial competitivo determinante. No entanto, atualmente, é como um requisito de sobrevivência. Salvo os casos nos quais a empresa atue sem concorrência, o que é cada vez mais raro, as organizações que não oferecem qualidade no atendimento tendem a desaparecer do mercado.

No máximo, elas conseguem sobreviver em uma condição marginal. Por isso, o bom atendimento só é, de fato, um diferencial, quando a empresa consegue superar a concorrência de modo realmente significativo.

Essa realidade gera necessidade de aprimoramento constante. Sem acesso a conhecimento, não é possível vencer esse desafio. É por isso que elaboramos este texto para você. Siga com a leitura e desenvolva a sua estratégia de aprimoramento do atendimento.

Meça o nível de satisfação

O seu primeiro passo é identificar a percepção do cliente em relação à qualidade do atendimento. É do ponto de vista do consumidor que o desempenho da sua equipe deve ser medido.

Ao fazer esse levantamento, é importante usar a ferramenta certa e observar quais são os aspectos, características, critérios e detalhes que mais influenciam a perspectiva do cliente, de modo a poder agir para corrigir os eventuais gargalos encontrados de acordo com a prioridade dada pelo cliente a cada um dos problemas verificados.

Desenvolva processos

Para corrigir os problemas, o único modo é desenvolver processos, procedimentos e práticas que sirvam de referência e estabeleçam um padrão. Por exemplo. Se o cliente está descontente com o tempo de resposta de determinadas solicitações, é preciso verificar o que ocorre naquele processo que trava o seu fluxo e o que pode ser feito para eliminar o erro.

Treine a equipe

Os processos também são importantes para que você tenha um modelo a ser seguido e aprimorado, que estabeleça um padrão e, portanto, possa ser ensinado e aprendido com facilidade.

O treinamento é muito importante para a qualidade, pois o relacionamento com o consumidor é uma função que envolve muitas habilidades, raras de encontrar em uma única pessoa, mas que podem ser desenvolvidas.

Monitore e aprimore

Depois de executar as etapas descritas até aqui, será preciso acompanhar os resultados para identificar as eventuais falhas. Por melhor que você se saia nas fases iniciais, é impossível acertar 100%. A melhora do atendimento precisa ser uma atividade constante e regular, o que depende do registro confiável de cada interação com os compradores.

É justamente com base na análise de desempenho que você identifica os pontos fracos e pode elaborar estratégias de correção.

Agregue tecnologia

Atualmente, a evolução tecnológica tem um impacto significativo na produtividade e na qualidade do atendimento. Por isso, você precisa se dedicar a conhecer as ferramentas disponíveis que possam ajudar a concentrar os esforços da equipe no que realmente importa: o atendimento.

Atividades padronizadas e burocráticas podem ser automatizadas, o que permite esse foco no cliente e melhora a produtividade. Além disso, busque soluções de integração para que você possa disponibilizar o atendimento em vários canais, exatamente como o cliente deseja.

Para concluir, é preciso enfatizar que a qualidade do atendimento deve ser medida do ponto de vista do cliente. Ou seja, enquanto ele não se demonstrar satisfeito, não é possível afirmar que a empresa alcançou o patamar desejado.

Sendo assim, complemente as dicas desta publicação. Acesse a postagem: “Aprenda a usar o feedback de clientes para melhorar o atendimento”.

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