Saiba como ser proativo na comunicação com o cliente

Proatividade na comunicação com o cliente é a capacidade de tomar iniciativas e assumir responsabilidades, buscando sempre se antecipar a eventuais demandas e satisfazer as necessidades do seu público. O grande desafio das empresas está em desenvolver essa capacidade diante da necessidade do mercado em atender o novo consumidor omnichannel.

Esse consumidor é mais exigente e tem se utilizado de múltiplos canais para realizar contato com as empresas. Quer entender como ter uma comunicação proativa com seus clientes? Veja as dicas que listamos para você:

Tenha a estrutura necessária para a comunicação com o cliente

O primeiro passo é montar em sua empresa toda a estrutura necessária para conseguir uma comunicação proativa com o novo consumidor omnichannel.

Embora seja algo fundamental para consolidar esse contato, muitas empresas ignoram a necessidade da implantação de sistemas que possam agir de maneira integrada, deixando o suporte ao consumidor de lado e perdendo oportunidades.

Esse é um erro grave, então evite-o oferencendo uma estrutura adequada para se comunicar com seus clientes.

Realize a implantação de um chat online

Os chats online não são apenas um luxo entre as novas tecnologias que sua empresa deve disponibilizar para os seus consumidores mais modernos. Eles se tornaram uma necessidade básica nos dias de hoje, tal como ter um número de telefone e e-mail.

Assim, ignorar o uso de chats online compromete qualquer estratégia de comunicação proativa com o consumidor moderno, que se utiliza de múltiplos canais de contato.

Aproveite os recursos adicionais oferecidos nos chats

É importante frisar que você não deve apenas investir na implantação do chat, mas também aproveitar todos os recursos adicionais que esse serviço pode oferecer. Entre esses recursos, podemos citar:

  • atendimento simultâneo a diversos clientes em tempo real;
  • criação de um banco de dados com histórico dos contatos;
  • controle de visitantes online com monitoramento de fila de espera de atendimento;
  • ferramentas de disparo automático de mensagens, entre muitos outros.

Essas soluções se antecipam às necessidades básicas de seu público em ter um atendimento rápido e dinâmico por meio dos canais online.

Reúna informações importantes

A coleta de dados de seus usuários pode ser utilizada para melhorar o relacionamento com os consumidores e agir de maneira proativa. Ao ter acesso a informações sobre o comportamento do seu público-alvo, suas principais queixas e necessidades, será possível traçar planos de ação dentro da sua empresa.

Estes planos de ação vão além de relatórios estatísticos, que também são importantes para mensurar os resultados obtidos. Eles consistem na coleta de dados, análise desses números e na criação de sistemas e treinamentos de equipes, a fim de atender às demandas da empresa.

Em outras palavras, a proatividade consiste em ter uma visão ampla sobre como a comunicação com os clientes é realizada atualmente por sua empresa e quais recursos tecnológicos podem ser utilizados para corrigir eventuais falhas na interação com o consumidor.

Gostou do nosso artigo sobre comunicação com o cliente e quer continuar acompanhando outras novidades? Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos que ajudarão a sua empresa a alcançar o sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.