Será que está na hora de você contratar um serviço de chat online?

O atendimento online já promete tomar conta do mercado em pouquíssimo tempo. A clássica imagem de uma central com telefones tocando ainda tem o seu lugar, mas ela é bem menos relevante do que já foi. Hoje em dia, uma das melhores opções é contratar serviço de chat online. Mas, será que já é hora de investir nessa mudança?

A pergunta é importante, pois ditará o rumo que sua empresa deve tomar num futuro próximo. Porém, para respondê-la de forma correta, teremos que desmembrá-la em outras questões menores sobre o seu negócio. Assim, você poderá entender suas necessidades e saber se já é hora de fazer esse investimento.

Dito isso, trouxemos aqui algumas informações que ajudarão a decidir se é hora de contratar um serviço de chat online. Confira.

As vantagens do chat online
Claro que essa ferramenta não é só para exibição. Ela tem vários impactos positivos no desempenho da sua empresa. Veja aqui alguns dos principais.

Maior alcance de público
Apesar de ainda serem uma forma extremamente conveniente de entrar em contato com outras pessoas, os telefones não são mais a melhor opção para atender clientes. E uma conversa presencial também não é sempre o que seu público busca. A tendência hoje é que toda a comunicação seja feita online, principalmente por texto, seja por meio de e-mail ou de aplicativos.

Ao utilizar uma ferramenta de chat, você terá muito mais oportunidades para alcançar seu público e conduzir o processo de venda. Levando-se em conta, também, a presença cada vez maior da navegação móvel no dia a dia da população, é possível alcançar esses leads a qualquer momento.

Otimização dos custos de atendimento
Um dos maiores problemas com o atendimento tradicional é que, para dar conta de toda a demanda que você recebe, é necessário investir muito e com muita frequência. O ponto de saturação de um Call Center é muito baixo para os padrões atuais, o que aumenta suas despesas.

O serviço de chat online, por outro lado, é uma ótima alternativa para cortar tais despesas. Nele, um número menor de atendentes pode lidar com mais clientes, além de ser possível automatizar respostas para perguntas comuns, liberando ainda mais tempo para tratar de questões mais complexas.

Fonte de dados sobre seus clientes
As ferramentas de chat também costumam ser ligadas a outros recursos da empresa, como o seu CRM. Quando você faz um atendimento via chat, pode rapidamente anotar algumas informações sobre o lead e colocá-lo em sua base de dados para futuras referências. E se você tem feito o seu dever de casa, sabe como essas informações são importantes.

Com uma quantidade grande o suficiente de dados sobre seu público e suas atividades, você pode avaliar melhor o desempenho do seu negócio ao longo do tempo e descobrir quais pontos podem ser aprimorados. São coisas vitais para o crescimento de qualquer negócio no médio e longo prazo.

Aumento da sua taxa de conversão
Por fim, mas não menos importante, o que mais importa no seu processo de atendimento é sua capacidade de transformar uma conversa em uma venda. Em muitos casos, o lead já chega com a intenção de comprar, cabendo a você apenas guiá-lo até o produto da forma correta. Porém, se o processo de atendimento for muito inconveniente, você pode perder uma parte considerável de suas oportunidades.

Como o chat online é bem mais prático e eficiente do que o atendimento por telefone, e-mail ou presencial, ele raramente é um impeditivo para seu público. E, nos raros casos em que um lead prefere outro método, não custa muito manter um Call Center como opção secundária.

A hora de investir em um serviço de chat online
Mesmo entendendo os benefícios, talvez você ainda não saiba se é hora de fazer esse investimento. Se ainda estiver em dúvida, então se faça estas quatro perguntas.

Você ainda consegue dar conta de todos os atendimentos?
Essa é, de longe, a questão mais importante. Uma ferramenta de chat online tem como principal função automatizar o atendimento ao cliente. Em vez de passar por longos áudios em uma secretária eletrônica, ele pode ser rapidamente direcionado para uma sessão de perguntas frequentes ou para o atendente correto.

Além disso, o mesmo profissional pode lidar rapidamente com várias mensagens simultaneamente, o que economiza tempo e recursos da sua empresa. Se você possui mais atendimentos do que pode dar conta, um chat pode ser a sua melhor solução.

Ainda é possível registrar todos os contatos manualmente?
Após um atendimento, é muito importante que seja feito um registro para avaliações futuras. Quem fez o contato, quais foram suas demandas e reclamações, quais tópicos são mais requisitados, etc. Em métodos tradicionais de atendimento, é necessário dar conta de todo esse registro manualmente, o que leva bastante tempo.

Porém, ao contratar um serviço de chat online, parte desse processo pode ser automatizado. Por exemplo, o cliente pode preencher um cadastro antes de começar o contato, já poupando bastante esforço do seu atendente. Além disso, o atendente tem acesso a informações já registradas em atendimentos anteriores assim que o cliente entra em contato.

Quanto tempo você gasta com cada cliente?
Otimizar seus recursos é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. E é sempre bom lembrar-se de que tempo é um dos recursos mais preciosos que existem — especialmente quando se trata de atender o maior número possível de clientes.

Entregar uma solução rapidamente pode ser a diferença entre mais uma venda ou mais uma reclamação. Se você acha que está consumindo muito tempo para responder poucas perguntas, o chat online pode ser um bom investimento. Com um pouco de prática, o mesmo atendente pode lidar com dois clientes simultaneamente. E com um pouco de automação, é possível direcionar cada atendimento com o mínimo de intervenção humana.

Você tem planos de expandir seu público?
Um benefício que você obtém com essa ferramenta é a escalabilidade. Diferentemente do atendimento telefônico, não é necessário comprar uma grande quantidade de equipamentos para expandir o número de atendentes, pois a ferramenta é virtual. Isso permite aumentar o alcance do seu negócio sem comprometer uma grande quantidade de recursos. Excelente para empresas com planos de crescimento.

Agora que você sabe quais perguntas fazer, é hora de escolher se contratará um serviço de chat online. E se você precisar de ajuda para implementar essa ferramenta em sua empresa, venha falar com o Contako e veja como podemos ajudar.

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