5 dicas para um site de vendas online perfeito!

O caminho do empreendedorismo é desafiador e, quando se trata de um site de vendas online perfeito, esse percurso pode ser ainda mais trabalhoso — se não houver um direcionamento apropriado do negócio.

Isso porque o varejo virtual exige muito mais do que somente lançar um e-commerce, apresentar o catálogo de mercadorias e sair pela web compartilhando seu site na esperança de que, de uma hora para outra, surja um grande volume de vendas. Nada disso! O objetivo é monitorar os recursos e as funcionalidades da plataforma com frequência, a fim de identificar quais elementos devem ser otimizados.

Pensando nisso, reunimos as 5 melhores dicas para que seu site de vendas online seja um sucesso. Despertamos sua curiosidade? Então prossiga com a leitura!

1. Utilize o SEO para aumentar a relevância do e-commerce

Quem gerencia lojas virtuais há um tempo pode estar habituado a essa estratégia. A otimização dos mecanismos de busca (ou, simplesmente, SEO) é uma série de abordagens utilizadas para aumentar a relevância de um site nas ferramentas de busca (Google, Bing e Yahoo) por meio de palavras-chave. É um recurso com poder de gerar vendas com maior facilidade.

Veja como colocar o SEO em prática:

  • levantar palavras-chave, a fim de melhorar a posição dos produtos e conteúdos da loja nas buscas;
  • incluir palavras-chave ao colocar imagens de produtos no site;
  • otimizar URLs, tags de título e textos da página.

2. Capriche no UI e UX Design

UI é a abreviação para Interface do Usuário e UX significa Experiência do Usuário, em português. O primeiro se refere ao layout do e-commerce e à maneira com que internautas interagem com a loja. Já o último aborda o comportamento e a experiência do cliente durante as navegações. Ambos garantem objetividade e dinamismo aos compradores.

Portanto, faça com que essas demandas sejam supridas com naturalidade no seu site, pois as pessoas prezam pela facilidade e pela atratividade durante as compras online. Organize tudo a um toque ou clique de distância para deixá-las entretidas e satisfeitas. A responsividade com dispositivos móveis é indispensável.

3. Ofereça canais integrados para solucionar dúvidas

Grande parte das queixas ou abandonos de carrinho pode ser evitada se a sua página tiver canais para solucionar dúvidas. Adicione uma aba com perguntas frequentes para responder questionamentos comuns com clareza e objetividade.

Além disso, ter um chat online é fundamental para garantir uma interação mais natural e instantânea, já que o usuário pode ter uma dúvida específica que precisa ser solucionada antes de fechar negócio. Disponibilize suportes por e-mail e telefone, que devem estar devidamente informados no site.

4. Disponibilize opções seguras de pagamentos

Seu público certamente vai querer ter mais modalidades de pagamento. Ofereça a ele diversas opções, como boleto bancário, cartão de débito e crédito, parcelamentos, carteira digital e transferência online.

Deixe claro para as pessoas que sua loja contém uma política que garante a privacidade das informações pessoais delas. Mostre certificados de segurança digital SSL para transmitir confiança e garantir vendas.

5. Automatize as funcionalidades na sua loja online

Tente implementar mais recursos e funcionalidades na sua página. Se trabalha com roupas e calçados, por exemplo, por que não investir em uma ferramenta personalizada para sugerir conjuntos e sapatos de acordo com as preferências do cliente? Quanto mais instrutivo for o seu e-commerce, mais credibilidade ele terá.

Além disso, permitir uma configuração de conta para compras com um clique é uma opção de grande utilidade para públicos mais aficionados por automatização e comodismo na hora de fechar negócio.

E então, o que achou das dicas sobre site de vendas online? Cada recomendação dada pode melhorar os resultados do seu negócio. Basta colocá-las em prática. O segredo é sempre ter foco no cliente, melhorando sua experiência durante a jornada de compra.

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