Software de atendimento: como ele ajuda na experiência do usuário no site?

A experiência do usuário que navega em um site empresarial é sempre relativa. Por mais que ele tenha sido bem desenvolvido e planejado, nada garante em 100% uma navegação engajada. Afinal, a qualquer momento a página pode ser abandonada.

Os principais motivos para isso são a dificuldade para encontrar uma informação, o desagrado com algo que viu ou algum imprevisto alheio à navegação. É o que tem entusiasmado cada vez mais empresas a utilizar um software de atendimento. Vamos conferir alguns motivos mais detalhadamente?

Experiência do usuário

Planejamos e desenvolvemos um site buscando proporcionar uma navegação amigável, que pode ter sido testada, ajustada e aprimorada a exaustão. Quando o usuário vive a experiência de utilização ela é sempre única e passa a depender dele e do contexto que envolve o momento.

Alguém pode entrar na sala, ele pode receber uma ligação, um e-mail em outra janela ou simplesmente achar que está demorando para encontrar o que procura.

São esses alguns dos motivos que justificam a utilização de um software de atendimento, para facilitar a experiência e evitar que o usuário abandone o site sem achar o que busca. Contar com a opção de um chat online para sites é uma forma de proporcionar uma boa experiência, fidelizar os clientes e atrair novos leads.

Resposta imediata e personalizada

A possibilidade de interagir imediatamente aliada a uma resposta direta sobre uma questão especifica é, por motivos óbvios, um fator de significativa influência na conversão dos usuários.

Se o objetivo de interação estiver focado nas vendas ou se o usuário for um cliente precisando de atendimento de uma área específica da empresa, o software permitirá direcioná-lo imediatamente.

Encaminhar o usuário

Mas não apenas no que se refere a um setor da empresa, a interação em tempo real ainda permite direcionar o usuário mais facilmente para uma ação, seja um contato direto, seja o envio de algum material, um orçamento ou até um brinde.

Em outras palavras, um chat no site permite interferir na iniciativa, que sem interação seria controlada exclusivamente por quem está navegando.

Registro de conversas com o software de atendimento

As vantagens de um sistema de atendimento online não estão limitadas a estimular o engajamento do usuário, incluem o registro e cruzamento de informações de contatos, que podem ajudar a melhorar a experiência do usuário.

Saturação de informação

Antes da era digital, os publicitários já se preocupavam com a quantidade de informações sobre as marcas. Faz muito tempo que para qualquer lugar que olhamos vemos uma infinidade de marcas disputando nosso interesse.

Se já era assim com as marcas, agora é muito mais com informações. É uma tarefa árdua disputar a atenção do público que, ao mesmo tempo em que tenta evitar contatos indesejados, sente falta de uma atenção mais personalizada quando precisa de alguma informação.

Obviamente isso afeta variados públicos de formas distintas, mas considerando detalhes como a facilidade de aplicação, de uso, integração e o investimento, não há caso em que seja justificado negar para o usuário a opção de um atendimento online no site.

Uma ótima maneira de estudar possibilidades como essa é trocando informações com outras pessoas interessadas em proporcionar uma boa experiência do usuário com um software de atendimento. Por isso, não deixe de comentar essa postagem: conte pra gente sua opinião e impressões sobre o assunto!

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