Suporte ao cliente: você tem feito da maneira correta?

Um bom atendimento (suporte ao cliente) deve ser um dos pilares de qualquer organização. Afinal, quando bem atendido, o consumidor tem mais chances de retornar ao estabelecimento e recomendá-lo para outros possíveis clientes. Além disso, tratar bem o cliente deixou de ser um diferencial: hoje, essa é uma questão de sobrevivência no mercado.

Em contrapartida, um mau atendimento pode trazer grandes dificuldades para o negócio. Um cliente insatisfeito tende a repassar a sua experiência negativa a muitas pessoas, fazendo com que tomem conhecimento do descaso da empresa e criando uma imagem negativa da marca.

Quer saber como realizar um atendimento otimizado no seu negócio? Veja a seguir as dicas que listamos para você se preparar, seja no ambiente virtual ou físico:

Acompanhe os avanços na comunicação digital

Redes sociais, sistemas de atendimento online, CRM de Vendas, telefones, e-mails, aplicativos de mensagem instantânea: são muitas as formas utilizadas para tornar a comunicação entre as pessoas mais eficiente, e cada uma é conveniente em determinado instante, para determinada finalidade.

Sua empresa precisa oferecer vários caminhos para que o consumidor chegue a ela sem obstáculos. Por isso, deixe ícones de comunicação para cada um dos seus canais no seu site, perfis sociais e em cada mensagem enviada aos clientes.

Escolha um responsável para o atendimento ao cliente

Imagine uma empresa que criou uma página em uma rede social, mas não responde às mensagens enviadas pelos usuários. Essa atitude poderá gerar grande dano à organização, causando o afastamento de possíveis clientes.

Para que isso não aconteça, delegue essa função a um profissional específico e evite ao máximo os ruídos de comunicação. É importante que o profissional incumbido de ocupar essa função tenha uma boa dose de empatia, pois se colocar no lugar do cliente é o primeiro passo para a solução do problema.

Tenha em mente que os hábitos dos consumidores mudaram e alteraram as relações que eles mantêm com as empresas. Por isso, é preciso ficar atento à velocidade da resposta e à satisfação dos clientes em relação à resolução. Outro indicador importante é saber se o cliente voltaria a fazer negócios com a empresa.

Disponibilize um FAQ e agilize o suporte ao cliente

Já reparou que muitos clientes possuem as mesmas dúvidas? Para reduzir a quantidade de atendimento direto e agilizar as respostas, você pode utilizar ferramentas para agilizar o suporte ao cliente. Uma das principais delas é o FAQ.

Essa ferramenta já possui respostas pré-definidas às questões mais frequentes dos consumidores, de maneira que eles não precisem aguardar o contato do atendente para solucionar suas dúvidas.

Você pode colocar o FAQ disponível no site, blog e até criar um aplicativo para fornecer respostas as principais dúvidas dos seus clientes sem necessidade de tempo de espera ou de atendentes.

Escute seu cliente

Se o cliente chega com dúvidas na loja física, não o direcione imediatamente para os canais de atendimento da empresa. Converse com ele, dando a oportunidade para que ele deixe bem claro qual é a sua dúvida ou objeção.

Demonstre que prestou atenção ao que o cliente acabou de dizer e tome as providências necessárias para poder atendê-lo. Se não for possível tirar a sua dúvida na loja, encaminhe-o para a central de atendimento, fornecendo os contatos certos para que ele possa ser atendido rapidamente.

Faça pesquisas de satisfação

Fazer pesquisas constantes com os clientes é uma das estratégias mais eficientes para ter novas ideias, já que, ao ouvir uma reclamação, você perceberá o que poderá ser aperfeiçoado em seu produto ou serviço.

É uma forma de aproximação sua de seu público, entendendo melhor suas necessidades, além de conquistar clientes potenciais e aumentar suas vendas. É algo que você deve refletir, não acha?

O atendimento ao cliente impacta diretamente no aumento de receita e é essencial para fidelizar clientes. Todas essas dicas farão com que a sua empresa funcione com mais facilidade. Aplicando-as com foco, você poderá ter resultados realmente significantes.

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