Entenda como reduzir os custos do suporte ao cliente

O suporte ao cliente é um setor muito importante para qualquer empresa. Um atendimento de qualidade resolve problemas, mantém a boa reputação da empresa e aumenta a satisfação dos consumidores. Um setor tão estratégico precisa que os recursos empregados nele sejam otimizados. Reduzir custos e manter a qualidade é a meta de uma boa gestão do atendimento ao cliente.

Quer entender mais sobre como equilibrar o atendimento de qualidade com os custos operacionais? Veja nossas dicas sobre como reduzir os custos do suporte ao cliente!

Por que é importante prestar atenção aos custos do suporte ao cliente?

Segundo uma estimativa feita pela consultoria Accenture, 86% dos consumidores brasileiros deixaram de fazer novos negócios com uma empresa em razão do mau atendimento. Por isso, o suporte ao cliente deve ser um setor estratégico em seu negócio.

Importante ressaltar, aqui, que o suporte ao cliente é muito relevante, mas não é o negócio central de sua empresa. Por isso, os recursos destinados a ele não podem ser tão grandes que impeçam investimentos em áreas centrais de sua empresa. Por isso, manter os custos equilibrados é fundamental.

Como reduzir custos de suporte ao cliente?

A capacidade de fidelização criada pelo atendimento de qualidade é indiscutível. Isso não quer dizer, no entanto, que não é possível ter uma operação enxuta e reduzir custos. Para que isso seja feito sem impactar os resultados, é importante adotar as estratégias corretas. Veja algumas delas a seguir.

Agir proativamente

O suporte ao cliente não precisa ser feito apenas com base em chamados. É possível fazer um suporte proativo, entrando em contato com o cliente no momento do pós-venda. O atendente pode oferecer respostas rápidas, se colocar à disposição para sanar dúvidas, ouvir críticas, sugestões e elogios. Quando o cliente é procurado com antecedência, as chances de uma situação escalar para a crise de confiança são reduzidas e o tempo gasto em cada atendimento diminui.

Investir em talentos

Não adianta ter uma equipe grande prestando suporte ao cliente se ela não for eficiente. Invista na contratação de profissionais que entendem de suporte ao cliente, tanto do ponto de vista técnico de seu produto ou serviço quanto no aspecto da humanização do atendimento. Utilize ferramentas de avaliação de atendimento para identificar seus melhores talentos e premie o trabalho bem-sucedido.

Oferecer informações relevantes

Se seus clientes conseguirem encontrar as respostas para dúvidas frequentes com facilidade, não precisarão acionar o suporte ao cliente. Criar uma base de conhecimento que responda aos principais questionamentos é uma forma simples de reduzir os acionamentos da equipe, diminuindo o custo com o suporte.

Automatizar o que é repetitivo

A gestão do atendimento deve ser feita de forma ágil. As informações devem ser centralizadas, organizadas de forma útil para a coleta de informações e geração de relatórios. Com o uso de um sistema de gestão de atendimento isso é feito de forma automatizada, poupando o tempo da equipe e facilitando a vida do gestor. Investir em automação para o suporte ao cliente garante mais agilidade, otimizando o trabalho e reduzindo o tempo necessário para cuidar de tudo.

O suporte ao cliente é uma área estratégica das empresas. A qualidade no atendimento ao cliente é um fator fundamental para os índices de satisfação, afetando a reputação da empresa no mercado e seu potencial de crescimento. Assim, é importante otimizar os custos da área, investindo em qualidade, eficiência e automação.

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