Como a técnica AIDA impacta no seu negócio? Descubra!

Tanto nas vendas como no marketing, o comportamento do consumidor exerce grande influência. Por isso, investir em metodologias de Inbound Marketing, que são voltadas a conhecer os desejos e necessidades do público, é fundamental. Uma delas é a técnica AIDA.

Não conhece? Depois de ler este artigo, isso vai mudar. Descubra o que é, seus benefícios e como aplicá-la para que sua empresa atinja melhores resultados. Boa leitura!

O que é a técnica AIDA?

Trata-se de um método aplicado para a criação e o desenvolvimento da jornada do consumidor por meio do funil de vendas. Essa técnica é um modelo integrado de marketing e vendas que, a partir da pesquisa e da análise do comportamento do perfil de cliente, gera um fluxo no qual o público-alvo percorre etapas planejadas para atraí-lo e levá-lo até a aquisição. O significado da sigla AIDA remete a essas fases. Veja o que cada letra significa:

  • atenção: o consumidor em potencial descobre a existência do negócio;
  • interesse: são apresentadas informações sobre como e por que o produto ou o serviço resolve o problema da persona, desenvolvendo a confiança dela;
  • desejo: o conhecimento é aprofundado, bem como são valorizados os diferenciais do que é oferecido para criar um desejo;
  • ação: o lead realiza uma ação como comprar, entrar em contato, ir para o site, ver um vídeo etc. que finaliza o funil.

Como a técnica AIDA impacta os negócios?

Usar a técnica AIDA é uma maneira de atender aos desejos dos consumidores em relação ao marketing e ao processo de vendas, como a busca por um relacionamento com as marcas, a identificação com seus valores e a geração de um sentimento de satisfação com a transação realizada. Seu impacto está relacionado aos diversos benefícios que apresenta, tais como:

  • permite entender como o consumidor pensa, bem como quais são seus problemas e suas necessidades para planejar uma jornada adequada a ele;
  • funciona como uma referência para guiar o potencial comprador pelo funil de vendas;
  • garante maior eficiência das campanhas implementadas;
  • aumenta a conversão de novos clientes.

Como aplicar a técnica AIDA? 

O AIDA é um modelo a seguir no qual todas as etapas precisam ser planejadas e executadas de forma estratégica, visando atingir a máxima eficiência. Assim, para aplicar essa técnica, é preciso:

  1. definir quem é o público-alvo baseando-se em dados sólidos e precisos a fim de que cada etapa seja condizente com esse perfil;
  2. dominar todos os aspectos — positivos e negativos — do produto ou serviço para dar enfoque às vantagens para a persona;
  3. produzir conteúdos compatíveis com cada etapa da jornada;
  4. instigar o lead a seguir pelo funil por meio de chamadas sobre a próxima fase;
  5. demonstrar os diferenciais do que está oferecendo como solução para o problema do potencial cliente;
  6. lançar mão de ferramentas tecnológicas que automatizam os processos e permitem acompanhar os dados, garantindo a otimização contínua.

Como visto, a técnica AIDA é um meio eficiente para levar potenciais clientes pelo funil de vendas até a decisão de compra. Além disso, apresenta diferenciais que condizem com as tendências do mercado e beneficia os negócios que a aplicam. Para isso, seguir nossas dicas em sua implementação a tornará mais fácil.

Achou esse conteúdo útil? Então, curta nossa página no Facebook! Nós queremos saber que chegamos até você e que sua empresa está se beneficiando dessa técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.