Um chatbot não vai resolver o problema da sua empresa sozinho

Mais que rapidez no atendimento, seu cliente precisa de solução de problemas.

Os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes e buscando soluções com a empresa da qual comprou um produto ou serviço. E essa interação ficou mais facilitada a medida que surgiram as redes sociais e as empresas passaram a trabalhar o SAC 2.0.

Esse cenário gerou muito relacionamento entre cliente e marca, mas também abriu margem para muita reclamação e dificuldades de algumas empresas em conseguir manter o atendimento em dia. Afinal, dependendo do ramo da empresa ou do posicionamento da mesma nas redes, haverá muitas mensagens.

Por essa demanda foram criadas algumas ferramentas para agilizar o procedimento. Um deles é o chatbot, que são “assistentes” de atendimento automático, como robôs. Eles estão sendo programados para responder os clientes sozinhos, sem que seja necessária a interação de alguém da empresa.

Claro que seria uma solução ótima e prática, já que o robô responde imediatamente ao primeiro sinal de interação. Mas a verdade é que ele não consegue responder a qualquer pergunta, afinal, nem todos os clientes querem saber preço ou horário de funcionamento. E quando a reclamação for mais séria, ele ainda pode acabar piorando a situação.

É por isso que a empresa não deve, de maneira alguma, entregar o seu atendimento apenas à tecnologia. Para se conseguir um posicionamento legal nas redes sociais e atrair o público pela interação, é necessário mais do que rapidez na resposta. O público quer atenção, resolução de problemas que não encontraram em outros meios de atendimento e, principalmente, um atendimento humanizado.

 

Este artigo foi escrito pela Casa de Imagem, agência de marketing digital parceira da Contako. Estaremos sempre aqui no blog, compartilhando nosso conteúdo focado em marketing e publicidade para redes sociais, e-commerce e demais plataformas digitais.

 

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2 comentários em “Um chatbot não vai resolver o problema da sua empresa sozinho

    • Maio 8, 2017 em 11:42 am
      Permalink

      Muito pelo contrário Daniel, acreditamos que o chatbot é uma excelente ferramenta que COMPLEMENTA a utilização do chat online, e não o SUBSTITUI. O texto serve apenas como alerta de que ele não vai resolver TODOS os problemas sozinho, para que ele funcione adequadamente a empresa deverá ter seus processos muito bem definidos, para aí sim iniciar o treinamento do bot. Recentemente temos trabalhado com alguns aqui na empresa, é possível que este recurso estará disponível para os clientes do Contako até o final deste ano, ou seja, teremos a opção de Chat e/ou Chatbot.

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