Afinal, o que é UX Writing? Entenda de uma vez por todas!

Além de rapidez e de uma boa apresentação visual, a parte textual do seu site também precisa ser pensada com carinho para deixar o seu projeto mais atrativo para usuários e futuros clientes do seu negócio. Essa é uma das missões do UX Writing.

Neste texto, você entenderá o que é UX Writing e como ele funciona. Além disso, mostraremos também sua real importância e dicas que podem ser aplicadas para que você alcance os resultados esperados. Vamos lá?

O que é UX Writing?

De maneira resumida, UX Writing é a escrita focada na experiência do usuário. Ela não se limita a textos e artigos, mas também a qualquer conteúdo escrito presente em um site ou aplicativo, como botões, páginas de apresentação e menus.

Com a possibilidade de acessar uma infinidade de conteúdos por meio da tela do celular, os redatores e desenvolvedores precisam lidar com o agrupamento de informações em telas bem menores do que os convencionais monitores. Por isso, cada espaço e palavra são valiosos para captar a atenção do usuário, passar uma mensagem e até mesmo incentivá-lo a tomar determinada ação.

Ao mesmo tempo, essa escrita mais enxuta ainda precisa transparecer a personalidade da empresa, já que é preciso fortalecer a sua marca sempre que possível e fazê-la se tornar bastante familiar para clientes atuais ou em potencial.

Qual a importância da sua aplicação?

O redator especializado em User Experience consegue auxiliar o usuário a ter uma navegação mais limpa e fluida pelo site, programa ou aplicativo, auxiliando em uma alta taxa de engajamento.

É o UX Writer quem lidará com toda a parte de linguagem da interface e adaptará toda a linguagem escrita para a necessidade e vontade dos clientes, conseguindo adaptar a empresa a essa realidade sem perder a sua própria essência.

A maioria dos usuários querem absorver o máximo de informação no menor tempo possível e, por isso, demandam que o texto presente em aplicativos seja mais simples e direto. Entretanto, há usuários que precisam de um pouco mais de instrução, não é mesmo? O conteúdo do site ou app precisa se adequar a essa realidade.

Como aplicar o UX Writing em uma empresa?

O primeiro passo para aplicar o UX Writing é criar um guia de escrita, já que é por meio dele que será feito um padrão para a redação e para o estabelecimento de uma voz para a sua marca.

Para que uma estratégia de UX Writing dê certo, é preciso conhecer muito bem o seu público. Só assim é possível entender qual o tipo de linguagem que mais dará certo com ele. Uma outra dica é sempre estimular emoções felizes no seu cliente — entretanto, é importante não tornar a sua marca humorística demais, pois isso pode tirar um pouco da seriedade e profissionalismo da marca.

E então? Está preparado para investir em UX Writing para atrair mais clientes e deixar os seus conteúdos escritos mais atraentes? Páginas de ajuda, menus e outros locais podem ser explorados dessa forma.

Se você gostou deste conteúdo, participe! Deixe um comentário abaixo e conte para nós se você já utiliza ou pensa em realizar práticas de UX Writing no seu site ou app.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.