Veja 5 dicas para aumentar velocidade de carregamento de site!

Seus clientes andam reclamando sobre o seu site apresentar lentidão na hora de abrir páginas? Esse problema pode se tornar bastante grave, uma vez que pode os usuários a desistirem de acessar o seu site.

Neste texto, mostraremos algumas dicas de como aumentar a velocidade de carregamento do site de maneira simples e bastante eficaz para que cada vez mais usuários acessem e engajem com a sua empresa on-line.

1. Ativar a compactação com Gzip

Existe a possibilidade de os arquivos do seu site deixarem a navegação dos usuários lenta. Para resolver esse problema, é importante fazer a compactação desses dados a fim de que eles ocupem um espaço menor e deixem o carregamento mais rápido.

É possível ativar esse recurso adicionando um mod_gzip ou mode_deflate na linha de código, mais especificamente no arquivo .htaccess. Ele pode ser encontrado de diferentes maneiras, a depender do tipo de hospedagem utilizada.

Apesar de a compactação Gzip acelerar consideravelmente o site, ela demandará um uso maior da CPU, por isso verifique se o uso em sua máquina está estável.

2. Abandonar recursos não necessários

Caso o seu site tenha passado por muitas mudanças em sua estrutura ou diversos testes de ferramentas tenham sido feitos, é normal que, de maneira interna, ele ainda contenha resquícios dessas instalações, o que também deixa a navegação mais lenta.

Encontre quais recursos são esses e elimine-os, deixando apenas os necessários para a navegação ou que fornecem recursos interessantes para os seus usuários.

3. Utilizar um CDN

Trata-se de um termo técnico utilizado para designar uma rede de fornecimento, que nada mais é do que um grupo de servidores localizados em diferentes partes do mundo. Eles auxiliam no armazenamento de cache e de versões estáticas (como imagens e arquivos Javascript).

O CDN também auxilia na realização de downloads dentro do seu site por parte dos clientes, atuando como um acelerador desse procedimento. Isso ajudará a viralizar os conteúdos disponibilizados, fazendo com que alcancem mais pessoas em menos tempo.

4. Escolher uma boa hospedagem

Uma boa hospedagem auxilia bastante na velocidade de carregamento. O ideal é optar pelas chamadas hospedagens dedicadas, nas quais o servidor é inteiramente de uso do seu site, deixando-o mais rápido e eficiente.

O modelo de hospedagem mais utilizado é o compartilhado. Nele, um mesmo servidor é dividido para mais de um site, fazendo com que a memória RAM seja repartida entre os domínios, o que gera lentidão.

É preciso ter em mente que optar por uma hospedagem dedicada é um investimento mais caro do que a compartilhada, por isso é importante alinhar com o restante da empresa se ela poderá arcar com esse valor a mais.

5. Contar com o recurso AMP

Accelerated Mobile Pages é uma iniciativa feita pela Google e outras empresas para criar um padrão HTML para as páginas a fim de que elas sejam carregadas mais rapidamente em dispositivos móveis.

Aplicar a AMP é um processo relativamente simples, necessitando apenas da instalação de plugins específicos para esse fim ou realizar o procedimento manualmente. É possível aprender a realizá-la on-line, sendo um processo que pode ser feito até por quem não tem experiência na área de programação.

Você já pode começar agora mesmo a implementar algumas dessas dicas para aumentar a velocidade de carregamento do site e evitar que os usuários saiam da página sem consumir o seu conteúdo.

Gostou do texto? Então, curta a nossa página no Facebook e confira os conteúdos exclusivos que disponibilizamos por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.