Descubra 5 dicas para aumentar as vendas pelo WhatsApp!

O maior acesso à internet mudou drasticamente a forma como as pessoas fazem compras e contratam serviços. Mais do que nunca, a preferência dos clientes é por canais online, que são mais práticos e eficientes. Um exemplo disso é a possibilidade de fazer vendas pelo WhatsApp, o principal aplicativo de conversas utilizado hoje.

Você provavelmente já está ciente disso, mas pode ser que não esteja vendo os melhores resultados nessa plataforma. É bom lembrar que, para diferentes canais, é necessário ter diferentes métodos de venda.

Se você está com dificuldades para aumentar suas vendas pelo WhatsApp, não se preocupe. Trouxemos aqui 5 dicas simples que vão ajudar você. Confira.

1. Use o WhatsApp Business

Já sabendo que seu aplicativo seria usado para facilitar a troca de produtos e serviços, os desenvolvedores criaram o WhatsApp Business, uma versão do app voltada para vendedores e empreendedores. Com ela, você tem acesso a várias outras funções, além de ter seu contato reconhecido como um negócio. Independente do seu nicho, se você quer fechar mais vendas por esse aplicativo, precisa se cadastrar no WhatsApp Business.

2. Monte um catálogo

Uma das funções que o WhatsApp Business oferece é a possibilidade de criar um catálogo virtual com imagens e descrição de cada produto. Com ela, seus clientes podem conferir todos os seus produtos disponíveis diretamente pelo WhatsApp e depois decidir quais deles desejam comprar. Isso torna o processo de compra mais dinâmico e evita que você receba muitos contatos apenas para conferir seus produtos.

3. Acompanhe a jornada de compra do cliente

Uma das chaves para melhorar as vendas pelo WhatsApp é observar a jornada de compra do cliente e classificar cada contato de acordo. Se alguém já é cliente e está aguardando o produto/serviço, então você pode colocá-lo em uma lista separada dos outros atendimentos, para saber em que ponto ele está. O mesmo se aplica para potenciais clientes e aqueles contatos que apenas querem uma informação, mas não estão prontos para fechar um pedido.

4. Não envie spam

Se existe algo que as pessoas odeiam nas vendas online, é o spam. Não faltam exemplos de empresas que solicitam um e-mail sem motivo aparente e depois bombardeiam o público com mensagens não solicitadas. A melhor forma de construir confiança com o público é ser objetivo e direto. Não force mensagens que não foram solicitadas nem outros tipos de spam, ou você terá seu contato no WhatsApp bloqueado.

5. Use um chatbot para automatizar parte do atendimento

Outra grande vantagem do WhatsApp como ferramenta de vendas é a possibilidade de automatizar o processo de atendimento por meio de um chatbot, ao menos em parte. Ao criar um fluxograma de respostas e dúvidas comuns, você já ajuda a direcionar a maior parte dos leads e tirar as dúvidas mais comuns. Mesmo que isso poupe você apenas 2 minutos de atendimento por lead, logo esse tempo começa a se acumular.

Com essas dicas, você já pode começar a melhorar suas vendas pelo WhatsApp. Há novas funcionalidades sendo adicionadas regularmente e aprimoramentos que você deve levar em conta, então continue atento para aproveitar essas novidades.

Se essas dicas foram úteis, compartilhe este artigo em suas redes sociais e facilite o atendimento de mais pessoas.

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