Descubra 9 dicas para aumentar as vendas pelo WhatsApp!

O maior acesso à internet mudou drasticamente a forma como as pessoas fazem compras e contratam serviços. Mais do que nunca, a preferência dos clientes é por canais online, que são mais práticos e eficientes. Um exemplo disso é a possibilidade de fazer vendas pelo WhatsApp, o principal aplicativo de conversas utilizado hoje.

Você provavelmente já está ciente disso, mas pode ser que não esteja vendo os melhores resultados nessa plataforma. É bom lembrar que, para diferentes canais, é necessário ter diferentes métodos de venda.

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Os benefícios de usar o WhatsApp para vender

O WhatsApp é uma ferramenta que beneficia a comercialização de produtos e serviços de diversas maneiras. Confira as vantagens a seguir.

Oferece mensagens personalizadas e automatizadas

A padronização e a originalidade do suporte ao cliente são essenciais para beneficiar as vendas. O WhatsApp favorece a criação de mensagens personalizadas, que são disparadas automaticamente ao cliente assim que ele entra em contato, reduzindo o tempo de resposta.

Além de definir mensagens de boas-vindas e informar o horário de atendimento comercial, é possível programar o envio de respostas para as dúvidas e reclamações mais frequentes. Por meio das opções escolhidas, o consumidor obtém o que procura de forma orgânica e objetiva.

Imagine uma marca que oferece serviços de software. Para abreviar o suporte ao cliente, ela utiliza um menu com as seguintes opções numéricas:

  1. Conta;
  2. Suporte técnico;
  3. Catálogo de serviços;
  4. Mudança de plano;
  5. Métodos de pagamento;
  6. Sugestões e elogios;
  7. Reclamações;
  8. Outros assuntos.

Em cada uma dessas alternativas, o cliente tem acesso ao que precisa para resolver seu problema em poucos minutos.

Reduz falhas de comunicação no relacionamento com o cliente

Um diferencial de grande destaque do WhatsApp é sua objetividade. Em geral, quem usa esse app prioriza o recebimento de mensagens que vão direto ao assunto, pois agiliza o contato. Ao oferecer isso, você garante uma interação rápida e evita falhas na comunicação, eliminando mal-entendidos.

9 dicas para garantir mais vendas pelo WhatsApp

Vamos às recomendações para aumentar o número de vendas pelo app de mensagens mais popular do mundo.

1. Use o WhatsApp Business

Já sabendo que seu aplicativo seria usado para facilitar a troca de produtos e serviços, os desenvolvedores criaram o WhatsApp Business, uma versão do app voltada para vendedores e empreendedores. Com ela, você tem acesso a várias outras funções, além de ter seu contato reconhecido como um negócio. Independentemente do seu nicho, se você quer fechar mais vendas por esse aplicativo, cadastre-se o quanto antes.

2. Monte um catálogo

Uma das funções que o WhatsApp Business oferece é a possibilidade de criar um catálogo virtual com imagens e descrição de cada produto. Com ela, seus clientes podem conferir todos os seus produtos disponíveis diretamente pelo WhatsApp e depois decidir quais deles desejam comprar. Isso torna o processo de compra mais dinâmico e evita que você receba muitos contatos apenas para conferir seus produtos.

3. Acompanhe a jornada de compra do cliente

Uma das chaves para melhorar as vendas pelo WhatsApp é observar a jornada de compra do cliente e classificar cada contato de acordo. Se alguém já é cliente e está aguardando o produto/serviço, então você pode colocá-lo em uma lista separada dos outros atendimentos, para saber em que ponto ele está. O mesmo se aplica para potenciais clientes e aqueles contatos que apenas querem uma informação, mas não estão prontos para fechar um pedido.

4. Cuide da identidade digital

A identidade digital é indispensável para transparecer a essência do seu negócio pelo WhatsApp. Para isso, elabore uma foto de perfil com o logotipo do seu empreendimento e utilize uma frase de efeito compatível com a sua instituição.

Além de demonstrar profissionalismo, o público não correrá o risco de achar que errou o número de contato, ao se deparar com a imagem da sua marca. Também é necessário atualizar o perfil com frequência. Mudanças no horário de funcionamento, no número fixo de telefone ou de endereço devem ser alteradas rapidamente para evitar problemas.

5. Use listas de transmissão

Enviar mensagem para cada cliente é um processo trabalhoso. Para isso, existe a lista de transmissão, que garante o disparo do mesmo conteúdo para diversos usuários de forma simultânea. Basta que seus consumidores tenham o número da sua empresa salvo na agenda do telefone. No entanto, é necessário perguntar se aceitam entrar para a lista e receber as mensagens.

Para criar a sua, vá até a tela de conversas do WhatsApp, clique em “nova transmissão” e escolha a opção “nova lista”. Em seguida, selecione os contatos e clique em “criar”. Por fim, nomeie a nova lista e adicione mais números, desde que seus clientes autorizem o recebimento de mensagens.

6. Divulgue as novidades

Para gerar vínculo de médio e longo prazo, mantenha contato frequente com os clientes. Dispare mensagens criativas com descontos, lançamentos, promoções e novidades da sua marca. Dessa forma, você tem a chance de captar novos consumidores e fidelizar os que já tem. É por meio desse relacionamento que eles falarão bem dos seus produtos ou serviços para as pessoas.

7. Facilite o pagamento no WhatsApp

Após fechar uma venda pelo WhatsApp, facilite o passo seguinte para o consumidor. Ofereça diversas opções de pagamento para garantir uma experiência mais direta e cômoda para ambas as partes. Envie links de pagamento para que o cliente acesse a página e conclua a compra com rapidez e segurança.

8. Não envie spam

Se existe algo que as pessoas odeiam nas vendas online, é o spam. Não faltam exemplos de empresas que solicitam um e-mail sem motivo aparente e depois bombardeiam o público com mensagens não solicitadas. A melhor forma de construir confiança com o público é ser objetivo e direto. Portanto, não force mensagens que não foram solicitadas nem outros tipos de spam, ou você terá seu contato no WhatsApp bloqueado – afinal, o público não gosta de abordagens invasivas.

9. Use um chatbot para automatizar parte do atendimento

Outra grande vantagem do WhatsApp como ferramenta de vendas é a possibilidade de automatizar o processo de atendimento por meio de um chatbot, ao menos em parte. Ao criar um fluxograma de respostas e dúvidas comuns, você já ajuda a direcionar a maior parte dos leads e tirar as dúvidas mais comuns. Mesmo que isso poupe você apenas 2 minutos de atendimento por lead, logo esse tempo começa a se acumular.

Com essas dicas, você já pode começar a melhorar suas vendas pelo WhatsApp. Há novas funcionalidades sendo adicionadas regularmente e aprimoramentos que você deve levar em conta, então continue atento para aproveitar essas novidades.

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