Você conhece as principais vantagens do atendimento integrado?

O atendimento integrado apresenta diversas vantagens operacionais, como a possibilidade de automação de procedimentos, controle de atendimentos, organização e monitoramento dos resultados.

Entretanto, é fundamental destacar a sua contribuição para a melhora da experiência do cliente e consequente aumento da competitividade, da fidelização e do retorno de todo o investimento que é feito para gerar novas oportunidades de negócio.

A partir dessas informações, podemos destacar as principais vantagens de um atendimento integrado para a sua empresa. Se você tem interesse neste assunto, continue a leitura e confira!

Melhora da experiência do cliente

O novo consumidor

As recentes transformações decorrentes da ampliação de uso do ambiente digital mudaram os hábitos e expectativas do consumidor. Ele conquistou mais autonomia com acesso a informação sobre produtos e serviços e pode se informar sobre praticamente tudo.

Além disso, eles interagem uns com os outros o tempo todo e, desse modo, levantam depoimentos e referências de marcas e produtos. Esse cenário é reforçado pelo fato de que, com a popularização dos smartphones, eles acessam a internet de onde estiverem, no momento ideal e pelos mais diversos canais.

A relação por vários meios de contato

Em razão disso, as empresas também precisam estar disponíveis nesses mesmos meios de contato e, sem integração do atendimento, é praticamente impossível garantir a qualidade ideal.

Um potencial cliente pode se relacionar por meio do site, ligar no outro dia, enviar um e-mail, deixar uma mensagem em uma rede social e, sempre que for atendido, esperar por uma continuidade.

A falta de integração impede que a empresa tenha informações centralizadas de todos esses contatos em um único sistema e, por causa disso, é comum que um mesmo cliente seja tratado de forma desorganizada, dependendo do canal que ele utiliza.

O modelo omnichannel

Obviamente, as consequências para a qualidade do atendimento são horríveis nesses casos e causam uma péssima impressão. É por isso que as empresas estão adotando o omnichannel, ou atendimento multicanal. Um bom exemplo são as lojas de varejo, que já permitem que uma compra efetuada online seja retirada na loja física.

A integração é fundamental nesses casos para centralizar a informação e propiciar uma interação de qualidade. É ela que vai garantir a fidelização e boas referências sobre a marca, trocada entre antigos e potenciais clientes.

Superação dos limites das mensagens de e-mail

Os e-mails são uma ótima forma de trocar informações e enviar material. Contudo, eles apresentam algumas desvantagens bastante pontuais que podem ser solucionadas com o atendimento integrado.

Ele garante que os dados não fiquem separados em vários arquivos, melhora a organização, o monitoramento de respostas e a geração de indicadores de desempenho que permitem uma visão estratégica sobre o que é preciso melhorar e o que está funcionando bem.

Aproveitamento dos ganhos de sistema de ticket

Dentre as possibilidades de integração, a geração de tickets de atendimento é uma das mais vantajosas. Além de transmitir maior profissionalismo para o cliente, ela garante controle total sobre o processo e gera informações em tempo real sobre o que está ocorrendo.

Desse modo, fica mais fácil dimensionar o tamanho ideal da equipe, estabelecer metas, fazer previsões diversas e determinar um padrão.

Mensuração dos ganhos sobre investimentos

Poucos problemas incomodam mais um empresário do que não saber quais os investimentos que estão realmente compensando e no que é melhor focar para melhorar os resultados. O atendimento integrado permite usar as informações centralizadas para fazer comparações e aprimorar controles com base em indicadores, melhorando a precisão e, consequentemente, o lucro e a competitividade.

No entanto, para colher os melhores resultados no atendimento integrado é essencial contar com a tecnologia e, muitas vezes, escolher um software adequado gera uma nova dúvida sobre quais critérios utilizar na decisão.

Por isso, separamos um conteúdo complementar para você. Siga com a leitura acessando a nossa postagem: “Saiba como escolher o melhor software de atendimento ao cliente”

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